Unip - Universidade Paulista

XVIII Encontro Científico

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XVIII ENCONTRO CIENTÍFICO


A Universidade Paulista – UNIP – tem como missão constituir-se em um centro de geração e difusão do saber, articulando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética, visando à formação de cidadãos qualificados e potencialmente aptos a contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico da sua região de influência.

Sua finalidade maior é promover o desenvolvimento do potencial dos alunos, estabelecendo condições que possibilitem inserção ativa no mercado de trabalho e a solução criativa de problemas que a sociedade propõe. Desse modo, comprometida com a formação intelectual de seus alunos, com a busca de excelência da sua produção científica, artística, filosófica e tecnológica e, principalmente, com o atendimento às necessidades, aos anseios e às expectativas da sociedade, promove a formação atualizada e capacitação dos alunos para uma sociedade em mudança e oferece um ensino ético e de qualidade, tecnologicamente avançado e dirigido para o futuro, nas áreas das ciências humanas, sociais, exatas e da saúde.

A Universidade Paulista entende a pesquisa como um processo de qualificação do ensino e das práticas extensivas, uma vez que os métodos científicos instrumentalizam o acadêmico a descobrir e a entender a realidade, permitindo sistematizar o conhecimento para mudar o entorno social em que se encontra. O investimento em pesquisa fomenta a procura de novos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, tanto no ensino quanto na extensão, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de profissionais autônomos, com capacidade crítica e criativa diante das circunstâncias que possam encontrar no cotidiano de sua vida profissional.

Sendo assim, possui uma política de pós-graduação que resulta em um ensino de alto padrão e de acordo com as normas estipuladas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – e pelo Conselho Nacional de Educação e sua Câmara de Ensino Superior. Atualmente, tem cinco Programas de Mestrado, quatro Programas de Doutorado e 68 Grupos de Pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Para compartilhar o resultado de suas pesquisas, promove, anualmente, o Encontro Científico e de Iniciação Científica.  O evento é composto de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, comunicações coordenadas e exposição dos cartazes dos Grupos de Pesquisa e dos banners dos alunos de Iniciação Científica.

Para finalizar, é preciso mencionar o compromisso da UNIP com a qualidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tão importantes para o aprimoramento pessoal, para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento do país.

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.