Unip - Universidade Paulista

XIX Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq

IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA UNIP/PIBITI-CNPq

 

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Paulista – UNIP apresenta as pesquisas concluídas em 2017, nas áreas das Ciências da Saúde, Exatas e Tecnologia, Humanas, Sociais e Comunicação.

A iniciação científica é o primeiro passo na carreira de um cientista, profissional de inovação, professor e pesquisador.

A cada ano, oferecemos aos estudantes do Programa, a oportunidade de realizar pesquisas inovadoras e obter a formação necessária para o ingresso nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Visamos despertar o interesse, o potencial criativo e o entusiasmo de nossos alunos durante a realização de suas pesquisas. O Prêmio de Iniciação Científica tem sido um estímulo adicional e o retorno dos alunos premiados é significativo.

Sabemos que a produção científica é ponto-chave para a prosperidade econômica e para o desenvolvimento social, sobretudo quando há o comprometimento em oferecer soluções inovadoras para os grandes desafios e prioridades do País.  Apesar de a produção científica brasileira ter crescido de forma expressiva nos últimos 20 anos, ainda temos um longo caminho a percorrer em termos do incremento orçamentário, das políticas públicas e das métricas de avaliação dos resultados práticos.

Diante desse cenário, a UNIP tem feito a sua parte, ao oferecer suporte direto para a pesquisa científica e tecnológica, por meio de incentivo financeiro e pela oferta de infraestrutura compatível, com laboratórios, bibliotecas, convênios e parcerias com outras instituições e empresas, a fim de propiciar aos pesquisadores condições favoráveis para o desenvolvimento de seus trabalhos. Além disso, criamos e incrementamos, cotidianamente, uma cultura de pesquisa na Universidade, por meio de divulgação, orientação e discussão dos processos e procedimentos envolvidos na investigação científica. O resultado tem sido o aumento significativo da procura dos estudantes pelo Programa de Iniciação Científica, pois tivemos 338 pesquisas concluídas na vigência 2015/2016 e 446 na vigência 2016/2017, o que perfaz um crescimento em torno de 30%.

Novos desafios se nos apresentam a cada momento, pelo relacionamento com os estudantes e orientadores, que nos estimulam a criar, inovar e melhorar nossos serviços continuamente.

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.