Unip - Universidade Paulista

XV Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC - CNPq

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq

 

A iniciação científica possibilita ao aluno tornar-se copartícipe de sua própria formação, integrando os conteúdos aprendidos à experiência viva do trabalho experimental e de campo.

Na educação universitária, a proposta de trabalho entre o professor orientador e o aluno pesquisador proativo, presente na iniciação científica, é fundamental para a aquisição de habilidades e competências para relacionamentos, solução de problemas, interações em grupo e integração entre conhecimento, tecnologia e experiência.

Ao ingressar na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho, o aluno que realizou iniciação científica aprendeu a ter iniciativa, a ser criativo e disciplinado e a enfrentar vicissitudes, aspectos inerentes à realização da pesquisa científica, o que o favorece na execução de novos projetos, no enfrentamento de desafios e no relacionamento com seus pares.

Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico ocorrido desde o século passado propiciou o acesso público às realizações científicas e mobilizou o pesquisador a estabelecer um diálogo direto e constante com a sociedade, tanto para difundir as novas descobertas quanto para captar suas necessidades e demandas, com o objetivo de empreender outras investigações. A partir daí, formou-se um movimento dialético entre comunidade e ciência, cuja dinâmica tende a proporcionar ganhos para ambos os lados.

Nesse sentido, a iniciação científica é um passo importante para a formação de um profissional engajado em seu tempo, sintonizado com as demandas sociais e comprometido com  ações transformadoras.  

O XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq vem apresentar os trabalhos realizados por nossos alunos durante a vigência 2012/2013. São 313 pôsteres provenientes de todos os campi da Universidade, que abarcam os mais variados temas nas diversas áreas do conhecimento. Trata-se da primeira exposição das pesquisas desses estudantes para a comunidade acadêmica. Esperamos a continuidade dessa difusão do conhecimento adquirido e produzido, sob a forma ulterior de artigos e da participação em outros eventos científicos.

Essa é a resposta da Universidade Paulista aos anseios da sociedade contemporânea: educação, conhecimento, inovação e perspectiva de futuro.

Agradecemos aos alunos, professores e funcionários pela dedicação e pelo trabalho árduo que tornaram possível a realização deste evento. 

 

 

 

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.