Unip - Universidade Paulista

XIV Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC - CNPq

Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Apresentação

XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIP/PIBIC-CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Paulista - UNIP visa despertar a vocação e o interesse dos estudantes de graduação pelos processos de investigação e inovação próprios da ciência. A pesquisa científica convida ao aprendizado de métodos e procedimentos específicos e ao desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para a atividade profissional e para o ingresso na carreira acadêmica, tais como, pensamento lógico, capacidade de análise/síntese, criatividade, disciplina,  potencial para solucionar problemas,  postura ética, dentre outros quesitos. A busca por novos conhecimentos incrementa e solidifica o aprendizado ao integrar o campo teórico às intervenções experimentais. Os pontos de destaque do Programa são associar a prática de pesquisa às atividades curriculares e proporcionar maior articulação com os Programas de Pós-Graduação.

As pesquisas discentes apresentaram expressivo crescimento, quantitativo e qualitativo, no período de 2011 a 2012, graças ao apoio da UNIP e ao incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq,  importante agência de fomento à investigação científica de nosso país. Houve o aumento de 100% das bolsas institucionais e o incremento das bolsas PIBIC-CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além da internacionalização dos estudantes da UNIP por meio do Programa Ciência sem Fronteiras - CNPq.

Para completar, a UNIP institui, a partir do XIV Encontro de Iniciação Científica, a premiação dos três melhores trabalhos de cada área do conhecimento. A cerimônia de premiação será a oportunidade de ratificar publicamente o valor e a qualidade das pesquisas realizadas, além de possibilitar o congraçamento entre todos os participantes. 

Este ano, a marca do Encontro será o reconhecimento do mérito dos estudantes, dos orientadores e da excelência das pesquisas de Iniciação Científica. Cumprimentamos todos pela dedicação, seriedade e compromisso devotados ao desenvolvimento científico e à formação dos pesquisadores do futuro. Agradecemos aos Comitês Institucional e Externo, que participaram do processo de seleção de bolsistas e da avaliação dos relatórios, pelo precioso tempo dedicado às várias atividades que viabilizam e garantem a qualidade do abrangente Programa de Iniciação Científica da UNIP.

 

 

Copyright 1999-2024 UNIP-OBJETIVO - Todos os direitos reservados.