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Orientação para Solicitação de Serviços

Existem diversos tipos de serviços disponíveis na Secretaria Virtual, alguns deles não necessitam de documentação comprobatória; no caso de outros, para o andamento da solicitação, será necessária a entrega no polo da devida comprovação.

Há os serviços pré-pagos, que correspondem aos serviços que deverão ser pagos antes da confecção e/ou atendimento do serviço. Para isso, após requerer algum serviço nessa condição, basta ir ao menu "Boletos", para imprimir o boleto correspondente à taxa do serviço solicitado. Vale ressaltar que esse boleto de serviço sairá com vencimento para 48 horas e o pedido solicitado somente será atendido depois que o banco identifique o pagamento.

No item "Serviços", para requerer algo, procure a denominação do serviço desejado, digite em local próprio a quantidade e, caso seja necessário, preencha o local "OBSERVAÇÃO" com as informações pertinentes ao serviço. Após concluir seu pedido, clique em "ATUALIZAR".

Qualquer solicitação de serviço realizada fora do prazo estabelecido pela instituição, ou que não se relacione ao serviço estipulado, será automaticamente indeferida.

Cabe ressaltar que, nos casos de indeferimento de serviço, não haverá restituição dos valores cobrados.

Para facilitar a compreensão das denominações dos serviços, abaixo serão descritas todas as solicitações que poderão ser requeridas. Vale ressaltar que os serviços descritos a seguir possuem prazos para serem requeridos, por isso, fique atento aos avisos disponibilizados na Secretaria Virtual.

Academia

Solicitação para usufruir das instalações da academia da UNIP, para tanto, o aluno deve solicitar o serviço e efetuar o pagamento do boleto bancário que foi gerado.


Atestado de Conclusão de Curso

Emissão de documento que comprova o término do curso, só poderá ser emitido após o lançamento de todas as notas e faltas e fechamento histórico escolar.

Ficará disponível na Secretaria Virtual, menu serviços com certificação eletrônica.


Atestado de Matrícula On-line

Emissão de documento que comprova o vínculo acadêmico com a Instituição de Ensino Superior. Neste documento, constam o curso em que o aluno está matriculado, o número da Portaria de Reconhecimento ou Credenciamento, duração do curso.

Documento disponível para emissão após efetivação da matricula na Secretaria Virtual, menu serviços com certificação eletrônica.


Cancelamento de Matrícula

Solicitação a qualquer momento de cancelamento de vínculo com a Instituição, o aluno deverá quitar as parcelas vencidas até a data do efetivo desligamento e a mensalidade do mês da solicitação do serviço.


Cancelamento de Matrícula por não Formação do Curso

Cancelamento de vínculo com a Instituição devido ao polo e/ou curso e/ou formato não ter atingido número suficiente de alunos para abertura da turma.


Compensação de Faltas

O aluno que se ausentar por um período superior a quinze dias por motivos previstos em lei (conforme constante no manual de Informações Acadêmicas), poderá requerer compensação de faltas via Secretaria Virtual. A documentação comprobatória deverá ser enviada pela central de atendimento(http://atendimento.unip.br/Alunos/Autenticacao) no prazo máximo de 7 (sete) dias subsequentes à data do início do impedimento.


Conteúdo Programático

Emissão de documento com as ementas do curso.

Documento deve ser solicitado via Secretaria Virtual, menu serviços.


Dispensa de Disciplina

O aluno que já tenha cursado/concluído outro curso superior e queira solicitar o aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas anteriormente, deverá realizar a matrícula, solicitar o serviço de dispensa de disciplinas, via Secretaria Virtual e acompanhar o andamento do serviço.

Deverá também postar em sistema e entregar no polo, o diploma, o histórico escolar completo da Instituição de ensino superior (original ou cópia autenticada) contendo as notas e suas respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas e os conteúdos programáticos detalhados. Todos os documentos devem estar carimbados e assinados pelo responsável da IES de origem.

Só serão analisadas as solicitações de alunos regularmente matriculados que estejam com a sua documentação devidamente postada até a data limite estipulada. Esclarecemos que é de responsabilidade do aluno o preenchimento de informações como: nome da Instituição de ensino superior e curso de origem, ano grade, semestre em que está matriculado, nome e carga horária das disciplinas.

Atenção: A quantidade de disciplinas solicitadas para dispensa não é corresponde à quantidade de serviços solicitados. Se deseja uma ou várias disciplinas, a quantidade de serviço a ser solicitado é apenas um.
A quantidade de disciplinas a serem analisadas para possíveis dispensas deverão ser postadas no link juntamente com a documentação comprobatória anexa para cada uma delas.


Histórico Escolar

Emissão de documento que comprova as disciplinas que foram cursadas e as disciplinas matriculadas no semestre vigente, se for o caso, com suas respectivas cargas horárias e notas (médias) obtidas nos semestres concluídos.

Documento disponível para emissão na Secretaria Virtual, menu serviços com certificação eletrônica.


Inscrição em Disciplina Optativa (obrigatória)

Solicitação para inscrição em disciplinas optativas, o aluno deverá cursar uma disciplina optativa (obrigatória), indicada pela IES ou solicitar por meio da Secretaria Virtual; também deverá cursar a disciplina Introdução a Educação a Distância. Para a disciplina optativa, o estudante tem a possibilidade de selecionar a disciplina que deseja cursar, entre as opções oferecidas.


Inscrição em Dependência

Solicitação para cursar disciplinas em regime de dependência (caso o aluno não seja tutelado).


Pagamento Antecipado de Parcelas

Solicitação para antecipar uma quantidade de boletos para pagamento único e a vista.


Parcelamento de Débito

Solicitação de parcelamento de dívida pendente.


Prova Substitutiva

No caso da impossibilidade da realização da Prova Normal, o aluno poderá solicitar este serviço, sempre observando o prazo estipulado.


Reabertura de Matrícula

Solicitação para retornar ao curso, o aluno que tiver interrompido seu curso por abandono, trancamento de matricula, cancelamento de matricula ou transferência para outra IES pode solicitar seu retorno à Universidade, tendo que cumprir o currículo vigente para a turma na qual está ingressando (artigo 65 do Regimento Geral da UNIP).


Reopção de Curso/Formato (SEPI/SEI)

Solicitação para mudança de curso/formato.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços de acordo com prazos estipulados pela instituição.


Reopção de Campus/polo

Solicitação para mudança de Polo.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços de acordo com prazos estipulados pela instituição.


Reopção por não formação de Curso/Campus

Solicitação para mudança de curso e/ou unidade física, devido ao polo/campus não ter atingido número suficiente de alunos para abertura da turma.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços.


Recontagem de Faltas

Solicitação para que seja feita uma recontagem em suas faltas. O aluno deverá descriminar na observação, qual disciplina que gostaria que você feita a recontagem das faltas, sempre observando o prazo estipulado para o serviço.


Reopção de Curso/Formato (SEPI/SEI)

Solicitação para mudança de curso/formato.


Reopção para UNIP Presencial

Solicitação de mudança para os cursos e/ou campi da UNIP na metodologia presencial.


Reopção de Campus/polo

Solicitação para mudança de unidade física.


Reopção por não formação de Curso/Campus

Solicitação para mudança de curso e/ou unidade física, devido ao polo/campus não ter atingido número suficiente de alunos para abertura da turma.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços.


Resgate de Cheque Devolvido

Solicitação feita para resgatar o cheque que por algum motivo tenha sido devolvido.


Revisão de Nota

Solicitação para que seja feita uma revisão na nota obtida na avaliação.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços de acordo com prazos estipulados pela instituição.


Revisão de Nota do Trabalho do Curso

Solicitação para que seja feita uma revisão de nota obtida no Trabalho do Curso (TC).

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços de acordo com prazos estipulados pela instituição.


Revisão de PIM

Solicitação para que seja feita uma revisão da nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços de acordo com prazos estipulados pela instituição.


Trancamento de Matrícula

É a interrupção temporária das atividades. O não trancamento da matrícula implica em constituição de dívida até o final do período letivo.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços.


Trancamento de Matrícula por não Formação do Curso/Campus

É a interrupção temporária das atividades. Este serviço deve ser requerido quando o polo/campus não atingiu número suficiente de alunos para abertura da turma.

Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços.


Transferência de Faculdade

Solicitação de pedido para ingressar em outra Instituição de Ensino. Os documentos (conteúdo programático e histórico) serão emitidos pela secretaria. O aluno será transferido automaticamente no sistema e perderá o vínculo com a Instituição, portanto, atenção na solicitação deste serviço, somente o solicite se tiver certeza que deseja transferir-se para outra Instituição de Ensino Superior.
Serviço disponível na Secretaria Virtual, menu serviços.


Observações:

Algumas solicitações de serviço possuem período determinado para serem efetuadas. Todos os prazos são divulgados no site https://www.unip.br/Ead/servicos/prazos_secretaria e na Secretaria Virtual do aluno, portanto, sempre que acessar, fique atento a todos os avisos inseridos.

Nos casos em que o serviço necessite de documentação comprobatória, o serviço somente será analisado após o recebimento da documentação completa dentro do período estipulado e divulgado ao aluno.
Cabe ao aluno o acompanhamento do andamento de sua solicitação de serviço, para tanto, basta acessar sua Secretaria Virtual o item "Serviços > Histórico de Serviços Solicitados".