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Física

Física (Licenciatura)

Autorização Resolução CONSUNI n. 151.218/1 de 18/12/2015 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

Objetivos

A Física é uma ciência que se dedica a entender como o universo funciona por meio da análise dos princípios básicos de fenômenos naturais – tais como o comportamento de fluidos, eletricidade, magnetismo, energia, óptica, ondas e física moderna. O Curso Superior de Licenciatura em Física prepara o estudante para a docência no Ensino Fundamental e Médio. Durante a graduação, além da Física, o aluno adquirirá um amplo conhecimento de Matemática – ferramenta fundamental da Física Teórica. Será dada ênfase também no desenvolvimento da capacidade de criar, conduzir e interpretar Experimentos Científicos de maneira a aplicar a Física na compreensão de problemas concretos. O curso oferecerá aos futuros licenciados a formação Pedagógica necessária para o professor integrar diversas áreas da Ciência, utilizando teorias pedagógicas com enfoque na prática escolar. Com a excelente base nos conceitos fundamentais e modernos da física, o curso também fornecerá uma base sólida aos egressos que desejarem continuar sua formação em programas de Especialização, Mestrado e Doutorado, habilitando-os para pesquisa e para a Docência no Ensino Superior.

Atividades Principais

O futuro Licenciado em Física deverá estar habilitado a:
• Lecionar no Ensino Fundamental e Médio;
• Atender as necessidades de empresas e Institutos de Pesquisa;
• Utilizar conceitos Físicos e Matemáticos nas áreas de Tecnologia e Engenharia;
• Desenvolver materiais didáticos, como apostilas e livros;
• Atuar em empresas que fabricam softwares educativos e/ou experimentos.

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Física poderá atuar como professor no Ensino Médio e Fundamental. Também poderá atuar desenvolvendo materiais didáticos, experimentos físicos e softwares educacionais. Segundo os principais guias de profissão, a demanda por profissionais deste tipo é grande devido às inúmeras escolas públicas, particulares e cursos preparatórios para vestibular. Outras empresas contratam este tipo de profissional para o desenvolvimento tecnológico, devido ao raciocínio lógico adquirido ao longo do curso.

Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-B. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.

Art. 79-C. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades programadas para a disciplina.

Art. 79-D. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina; caso contrário,
b) Se a Média da Disciplina (MD) for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina. Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX. A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética MF = (MD + EX)/2.
c1)   Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2)   O aluno estará reprovado quando obtiver MF inferior a 5,0 (cinco), e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.

Art. 79-E. A Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que as questões discursivas tenham peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da AP (Avaliação Presencial).

I - O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II - A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.

Art. 79-F. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 200
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Cálculo Diferencial e Integral  de Várias Variáveis 60
Cálculo Diferencial e Integral de Funções de uma Variável 90
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Didática Específica - Física 30
Didática Geral 30
Direitos Humanos 30
Educação Ambiental 30
Eletricidade e Magnetismo 90
Estágio Curricular Supervisionado 400
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 30
Estudos Disciplinares 60
Física Integrada 30
Física Interdisciplinar 30
Física Moderna 90
Fluídos e Termodinâmica 60
Geometria Analítica e Algebra Linear 60
Gravitação 30
História da Ciência 30
Homem e Sociedade 30
Informática 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução à Educação a Distância 20
Lingua Brasileira de Sinais (Libras) 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática 90
Mecânica Clássica 90
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Monografia de Conclusão de Curso 30
Noções de Física Nuclear 90
Oscilações e Ondas 90
Ótica 60
Planejamento e Políticas Públicas da Educação 30
Prática Como Componente Curricular 400
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade 30
Prática de Ensino: Introdução a Docência 30
Prática de Ensino: Observação e Projetos 30
Prática de Ensino: Reflexões 30
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis 30
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo 30
Probabilidade e Estatística 60
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 30
Química Básica 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Tópicos de Atuação Profissional - Física 30
Carga Horária Total 2.900 horas

Coordenadora: Cidade Universitária/Marginal Pinheiros: Thaís Cavalheri dos Santos

Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
   • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • certidão de nascimento ou casamento;
   • cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
   • título de eleitor;
   • prova de quitação do serviço militar;
   • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
   • comprovante de residência.

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SISTEMA DE ENSINO

O formato on-line privilegia o ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço em que o aluno pode acessar todo o conteúdo do curso disponibilizado a qualquer momento pela internet. O aluno também realiza encontros programados no polo presencial, além das suas avaliações, atividades e os encontros determinados pela legislação.

DURAÇÃO

3 anos.

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