Renovação de Reconhecimento Portaria n. 913 de 27/12/2018 publicada em 28/12/2018.
O curso de História da UNIP Interativa contempla o passado humano em seus múltiplos aspectos: economia, sociedade, cultura e o movimento do cotidiano.
O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, ao estudo e à interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, bem como seus significados e desdobramentos.
Em essência, o historiador investiga e interpreta, com criticidade, os acontecimentos, resgatando a memória da humanidade e ampliando, assim, a compreensão da condição humana.
Além dos conhecimentos que adquire, o aluno desenvolve habilidades em buscar documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Seleciona, classifica e relaciona os dados coletados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos. Após datar, em geral, confere o fato, dando-lhe autenticidade e analisando sua compreensão quanto ao acontecimento em estudo.
Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas.
Ministrar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Prestar assessoria a museus, editoras e produtoras de vídeo e TV.
Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais.
Elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil.
Pesquisar a história de empresas e instituições, apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial).
A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em história econômica e social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (coleções de jornais e revistas).
Também na consultoria, o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.
O profissional formado nessa habilitação pela UNIP Interativa, além de cursar as disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe propicia um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.
Art. 79-B. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.
Art. 79-C. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades programadas para a disciplina.
Art. 79-D. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina; caso contrário,
b) Se a Média da Disciplina (MD) for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina. Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX. A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética MF = (MD + EX)/2.
c1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2) O aluno estará reprovado quando obtiver MF inferior a 5,0 (cinco), e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
Art. 79-E. A Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que as questões discursivas tenham peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da AP (Avaliação Presencial).
I - O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II - A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.
Art. 79-F. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Atividades Complementares | 200 |
Atuação Junto ao Idoso - Optativa | 20 |
Ciências Sociais | 40 |
Comunicação e Expressão | 40 |
Desenvolvimento Sustentável - Optativa | 20 |
Didática Específica - História - Licenciatura | 20 |
Didática Geral | 20 |
Direitos Humanos | 40 |
Ditadura Militar e Nova República | 60 |
Educação Ambiental | 40 |
Elementos de Economia | 80 |
Estágio Curricular | 400 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 20 |
Estudos Disciplinares | 80 |
Geopolítica, Regionalização e Integração | 60 |
História Antiga e Medieval | 60 |
História da América Colonial | 40 |
História da América Contemporânea | 80 |
História da América Independente | 60 |
História da Globalização | 40 |
História do Brasil Colônia | 60 |
História do Brasil Império | 60 |
História e Imagem | 40 |
História Integrada | 40 |
História Interdisciplinar | 40 |
História Moderna e Contemporânea | 60 |
História Social da Arte | 60 |
Historiografia do Brasil | 60 |
Historiografia Geral | 60 |
Homem e Sociedade | 40 |
Interpretação e Produção de Textos | 40 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Introdução à Problemática Ambiental | 40 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 20 |
Marketing Pessoal - Optativa | 20 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40 |
Métodos de Pesquisa | 40 |
Planejamento e Políticas Públicas de Educação | 20 |
Prática Como Componente Curricular | 400 |
Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade | 20 |
Prática de Ensino: Introdução a Docência | 20 |
Prática de Ensino: Observação e Projeto | 20 |
Prática de Ensino: Reflexões | 20 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 20 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 20 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência - Optativa | 20 |
República Nova e República Liberal | 80 |
República Velha | 80 |
Teoria da História | 80 |
Tópicos de Atuação Profissional - História | 40 |
Trabalho de Curso | 20 |
Carga Horária Total | 3.000 horas |
Coordenador: Vinícius Carneiro de Albuquerque
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá matricular-se posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.
O formato on-line privilegia o ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço em que o aluno pode acessar todo o conteúdo do curso disponibilizado a qualquer momento pela internet. O aluno também realiza encontros programados no polo presencial, além das suas avaliações, atividades e os encontros determinados pela legislação.
3 anos.