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Educação Física
Educação Física (Graduação Plena)

(Portaria Normativa nº 23/2017 publicada no D.O.U de 22/12/2017 para fins de expedição de diploma).

Objetivos

Favorecer ao Graduado em Educação Física a formação de um profissional crítico e reflexivo, que possua conhecimento amplo da área da Saúde/Educação Física, associada ao contexto histórico, sociocultural e educacional do país. Um profissional que se caracteriza pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referentes ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem à prática da atividade física regular da população, com vistas à melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem-estar. Uma formação que possa ensejar a realização de momentos de aproximação, constatação, co-atuação, atuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação para os mais diversificados campos de atuação da área.

Atividades Principais

O curso de Graduação Plena em Educação Física (antigo Bacharelado) deverá qualificar o futuro profissional para intervir acadêmica e profissionalmente sobre as manifestações da cultura corporal na realidade social, nos mais diferentes campos de atuação, nas áreas da Saúde, Esporte e Lazer, a fim de oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, podendo facilitar, na perspectiva de saúde, a formação de pessoas que possam adotar um estilo fisicamente ativo e saudável de viver.

Mercado de Trabalho

Intervenção profissional: Promover treinamento esportivo, preparação, avaliação, recreação e orientação de atividades físicas e gestão em educação física e esporte. Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, coordenar, prescrever, orientar, avaliar, administrar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, ministrar exercícios físicos objetivando promover, melhorar e reabilitar o condicionamento e restabelecer perspectivas de saúde, lazer ativo e bem-estar psicossocial do indivíduo ou do coletivo.

Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-A. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.

Art. 79-B. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades programadas para a disciplina.

Art. 79-C. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:

a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina; caso contrário,
b) Se a Média da Disciplina (MD) for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina. Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX. A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética MF = (MD + EX)/2.
c1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2) O aluno estará reprovado quando obtiver MF inferior a 5,0 (cinco), e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.

Art. 79-D. A Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que as questões discursivas tenham peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da AP (Avaliação Presencial).

I. O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II. A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.

Art. 79-E. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.

Grade Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Anatomia 60
Anatomia dos Sistemas 60
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 60
Atividade Motora Aplicada a Populações Especiais 60
Atividades Complementares 200
Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 90
Atuação Junto ao Idoso (OPTATIVA) 20
Avaliação Diagnóstica 30
Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Bioestatística 30
Biologia (Citologia) 60
Biomecânica 60
Biomecânica Aplicada ao Esporte 90
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão 30
Corporeidade e Motricidade Humana 30
Crescimento e Desenvolvimento Humano 60
Desenvolvimento Sustentável  (OPTATIVA) 20
Direitos Humanos  (OPTATIVA) 20
Educação Ambiental (OPTATIVA) 20
Educação Física Adaptada 60
Educação Física Integrada 30
Educação Física Interdisciplinar 30
Educação Física na Terceira Idade 30
Epidemiologia e Saúde Pública 30
Ergonomia e Ginástica Laboral 60
Estágio Curricular 400
Estudos Disciplinares 180
Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física 60
Fisiologia Aplicada a Atividade Motora 60
Fisiologia do Exercício 60
Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Genética Aplicada a Atividade Motora 30
Gestão e Tendências em Academias 60
Ginástica Artística 60
Ginástica Geral 60
Ginástica Ritmica 60
Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução à EaD 20
Língua Brasileira de Sinais (OPTATIVA) 20
Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Marketing Pessoal  (OPTATIVA) 20
Medidas e Avaliações 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodologia do Treinamento Físico 30
Métodos de Pesquisa 30
Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Noções Básicas de Farmacologia 30
Nutrição Aplicada ao Esporte 60
Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos 30
Políticas Públicas e Inclusão Social 30
Primeiros Socorros 30
Produção Tecnica Científica Interdisciplinar 30
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar 30
Psicologia Aplicada ao Esporte 30
Recreação 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (OPTATIVA) 20
Ritmo e Dança 30
Tópicos de Atuação Profissional - EF 30
Treinamento Personalizado e Musculação 60
Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Carga Horária Total 3.220 horas

Coordenadora: Vanessa Santhiago

Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
   • histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
   • certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
   • certidão de nascimento ou casamento;
   • cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
   • título de eleitor;
   • prova de quitação do serviço militar;
   • cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
   • comprovante de residência.

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SISTEMA DE ENSINO

O formato on-line privilegia o ensino por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço em que o aluno pode acessar todo o conteúdo do curso disponibilizado a qualquer momento pela internet. O aluno também realiza encontros programados no polo presencial, além das suas avaliações, atividades e os encontros determinados pela legislação.

DURAÇÃO

4 anos.

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Processo Seletivo 2019