Olá, Visitante

 

• Você está em: Universidade Paulista / EaD / Serviços / Biblioteca / Regulamento da Biblioteca
Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca para os alunos dos Polos de Ensino a Distância (EAD) - Acervos Físico e Virtual

Art. 1º – As bibliotecas dos Polos de EAD prestam os seus serviços aos alunos e professores.
Art. 2º – São materiais de consulta:
a) livros em formato físico e/ou virtual;
b) periódicos em formato virtual.
Art. 3º – Caberá ao Polo responsável pelo acervo controlar o uso da biblioteca.
Art. 4º – O material bibliográfico utilizado apenas para consulta local deverá ser devolvido à biblioteca pelo leitor no mesmo dia da retirada, caso contrário, sofrerá a penalidade disciplinar prevista no Art. 14 deste regulamento.

DO EMPRÉSTIMO DE OBRAS EM FORMATO FÍSICO NOS POLOS
Art. 5º – Somente alunos regularmente matriculados e assíduos às aulas dos cursos terão direito ao empréstimo de materiais bibliográficos dos Polos.
§1º – A inscrição dos alunos na biblioteca será feita automaticamente um dia após o ato de matrícula na Universidade.
§2º – A carteirinha de identificação do aluno é intransferível, sendo vetada a retirada de materiais com carteirinha e senha de terceiros.                                                       
Art. 6º – O leitor ficará responsável pela obra retirada em seu nome e, em caso de extravio ou dano, indenizará, obrigatoriamente, a biblioteca, mediante pagamento do preço de mercado da publicação ou a sua reposição.
Parágrafo único. Em caso de reposição, deverá ser entregue obra de edição igual ou posterior à extraviada.
Art. 7º – Aos alunos regularmente matriculados e aos professores serão facultados empréstimos, por 7 (sete) dias sequentes, de até 3 (três) materiais bibliográficos.

DA RESERVA DE OBRAS EM FORMATO FÍSICO NOS POLOS
Art. 8º – O leitor poderá solicitar reserva, por meio do sistema da biblioteca, do material bibliográfico que estiver emprestado, desde que não exista exemplar disponível para retirada imediata.
Art. 9º – As reservas serão registradas e atendidas, rigorosamente, na ordem cronológica em que foram efetuadas.
Art. 10 – Ao retornar do empréstimo, o material reservado ficará à disposição do próximo usuário por 48 (quarenta e oito) horas e, caso não seja retirado nesse prazo, passará ao usuário seguinte ou retornará à estante.
Art. 11 – As obras em regime de circulação especial não poderão ser reservadas.

DA RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO DE OBRAS EM FORMATO FÍSICO NOS POLOS
Art. 12 – O leitor poderá solicitar renovação do material bibliográfico emprestado, por meio do sistema da biblioteca, por duas vezes consecutivas, desde que a obra não esteja reservada e o leitor não esteja em débito ou cumprindo penalidade na biblioteca.

DA RESERVA E RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO DE OBRAS EM FORMATO FÍSICO NOS CAMPI DA UNIP
Art. 13 – A reserva e a renovação das obras em formato físico dos Campi da UNIP poderão ser realizadas presencialmente no balcão de atendimento da biblioteca da unidade.

DAS PENALIDADES DISCIPLINARES
Art. 14 – O atraso na devolução de materiais físicos retirados para consulta/empréstimo implicará na suspensão de 1 (um) dia, para cada dia de atraso.
Art. 15 – Os dias de férias escolares serão contados para efeito de cumprimento das suspensões e computados como dias de atraso na devolução.
Art. 16 – Ao término do período letivo dos diversos cursos da Universidade, a biblioteca informará à secretaria os nomes dos leitores em atraso para as devidas providências.
Art. 17 – No caso de fechamento imprevisto da biblioteca, a devolução será realizada sem penalidade no primeiro dia útil subsequente.

DO ACERVO VIRTUAL
Art. 18 – Somente alunos regularmente matriculados e com participação ativa e frequente nas aulas dos cursos de EAD poderão acessar as obras virtuais.
Art. 19 – As obras virtuais estarão disponíveis para consulta e leitura através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na opção “Biblioteca”.
Art. 20 – Os materiais virtuais ficarão disponíveis 24 horas por dia na Internet, não havendo restrição de horário para a sua visualização.
Art. 21 – Não haverá limite de tempo para a leitura dos livros virtuais, assim como não haverá restrição para a quantidade de obras que poderão ser lidas dentro de um espaço de tempo.

DO SISTEMA PARA CONSULTA, RESERVA E RENOVAÇÃO DOS LIVROS FÍSICOS DOS POLOS
Art. 22 – O acervo físico existente nos Polos poderá ser pesquisado por meio do Pergamum, cujo link estará disponível na página da UNIP – EAD, na seção de Serviços, subseção Biblioteca.
Art. 23 – Por intermédio do sistema Pergamum, os alunos dos Polos poderão realizar reservas e renovações de livros físicos, ao acessar o menu “Meu Pergamum”.

DO SISTEMA PARA CONSULTA DOS LIVROS FÍSICOS DOS CAMPI DA UNIP
Art. 24 – O acervo físico existente nos Campi da UNIP poderá ser consultado por meio do link que estará disponível na página da UNIP – EAD, na seção de Serviços, subseção Biblioteca.