Relações Internacionais

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Campinas Relações Internacionais 2015 4
Paraíso / Vergueiro Relações Internacionais 2015 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

A UNIP procura formar, nesta área, intérpretes das tendências e conflitos ligados às relações internacionais, capacitando-os a prever os efeitos das mudanças econômicas, políticas e sociais no âmbito mundial, para que possam atuar, principalmente, em Organizações e administração de Negócios Internacionais, e visando à formação de profissionais que contribuam para uma forma de inserção das empresas e da economia brasileiras que seja funcional para seus respectivos fortalecimentos.

2. Atividades Principais

  • Despertar o senso crítico para a análise das relações internacionais;
  • contribuir para a criação da capacidade técnica para estabelecer relações, contatos entre diversos agentes sociais, tais como: câmaras de comércio, embaixadas, associações, organismos internacionais, empresas e órgãos governamentais;
  • elaborar e avaliar informações sobre a conjuntura internacional;
    identificar, discutir e avaliar, a partir do senso crítico, as consequências das crises econômicas, conflitos bélicos e outros acontecimentos que fazem parte da comunidade internacional;
  • interpretar e avaliar os processos políticos, econômicos, sociais, culturais e jurídicos em diferentes países;
  • analisar os principais tratados e acordos internacionais;
    contribuir e intervir nas relações entre Estados, instituições, organizações e associações internacionais;
  • contribuir para a pesquisa na área da Relações Internacionais.

3. Mercado de Trabalho

Tendo em vista a formação abrangente na área de Relações Internacionais – história, economia, direito, geopolítica, teorias das relações internacionais, ciência política e áreas técnicas –, este profissional estará apto para exercer determinadas funções, tais como: (I) atuação no âmbito empresarial, mais especialmente em organizações e administração de negócios internacionais; (II) diplomacia (que, no Brasil, envolve o exame do Itamaraty), assessoria especializada na área de Relações Internacionais (no âmbito público e privado), por conta da integração regional; (III) assessoria política e comercial em câmaras de comércio, consulados, embaixadas estrangeiras; (IV) elaboração de estudos e estratégias em sindicatos patronais e de trabalhadores.

4. Práticas

  • Monografia
  • Iniciação Científica
  • Monitoria
  • Semana de Relações Internacionais
  • Ciclo de Palestras e Debates
  • Grupos de Discussão da Conjuntura Internacional

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Enzo Fiorelli Vasques

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Antropologia e Cultura Brasileira 60
Análise de Política Externa 60
Atividades Complementares 500
Atividades Práticas Supervisionadas 600
Ciência Política 60
Ciências Sociais 30
Comércio Exterior - Estudos Logísticos 60
Comércio Exterior - Exportação e Importação 60
Comércio Exterior - Legislação Aduaneira e Câmbio 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento Sócio-Econômico 60
Diplomacia Política nas Relações Internacionais 60
Diplomacia Econômica nas Relações Internacionais 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Direito Internacional 60
Economia Brasileira Contemporânea 30
Economia e Gestão do Setor Público 60
Economia e Negócios 60
Economia Internacional 60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estatística 60
Estudos Disciplinares 260
Filosofia e Ética 30
Formação Econômica do Brasil Contemporâneo 60
Fundamentos de Administração 60
Geopolítica, Regionalização e Integração 60
História das Relações Internacionais 60
História das Relações Internacionais do Brasil 60
Homem e Sociedade 30
Instituições de Direito 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Internacional 60
Matemática 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Política Externa Brasileira 60
Processos e Práticas em Relações Internacionais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Relações Internacionais 60
Relações Internacionais Contemporâneas 60
Relações Internacionais Integrada 30
Relações Internacionais Interdisciplinar 30
Relações Internacionais da América Latina 60
Segurança Internacional e Estudos Estratégicos 60
Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais 60
Teoria das Relações Internacionais 60
Tópicos de Atuação Profissional - Relações Internacionais  30
Trabalho de Curso - Projeto de Monografia 60
Trabalho de Curso - Relatório de Monografia 60

Carga Horária Total: 3.600 horas-aula (3.000 horas)

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