Psicologia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 1.346 de 15/12/2017 publicada em 18/12/2017
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
GOIÂNIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Psicologia 2015 4
Anchieta Psicologia 2015 3
Araçatuba Psicologia 2015 3
Araraquara Psicologia 2015 3
Assis Psicologia 2015 3
Bauru Psicologia 2015 4
Brasília Psicologia 2015 4
Campinas Psicologia 2015 4
Chácara Santo Antônio Psicologia 2015 3
Cidade Universitária Psicologia 2015 3
Goiânia Psicologia 2015 4
Jundiaí Psicologia 2015 4
Limeira Psicologia 2015 4
Manaus Psicologia 2012 4
Marquês Psicologia 2015 3
Norte Psicologia 2015 4
Paraíso / Vergueiro Psicologia 2015 4
Pinheiros Psicologia 2015 3
Ribeirão Preto Psicologia 2015 4
Santos Psicologia 2015 4
São José do Rio Pardo Psicologia 2015 4
São José do Rio Preto Psicologia 2015 3
São José dos Campos Psicologia 2015 4
Sorocaba Psicologia 2015 4
Tatuapé Psicologia 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso de Psicologia integra a Área de Ciências Humanas e objetiva a Formação do Psicólogo capacitado a desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, enquanto bem-estar e qualidade de vida individual e coletiva.

A estrutura curricular do Curso responde ao Projeto Pedagógico Institucional e às Diretrizes Curriculares Nacionais, e assegura uma formação generalista, básica e sólida voltada para a atuação profissional em diferentes contextos situacionais, temáticos e teóricos das áreas clínica, escolar, organizacional, hospitalar (geral e psiquiátrica), jurídica, institucional e comunitária.

Ao longo do Curso implementam-se ações pedagógicas para desenvolver um domínio básico dos conhecimentos psicológicos; incentivar a investigação, análise e avaliação da atuação em processos psicológicos e psicossociais; planejar atividades de pesquisa; e possibilitar a reflexão crítica e ética do fenômeno psicológico; que dão suporte às disciplinas teóricas, teórico-práticas e aos estágios curriculares obrigatórios (básicos e específicos) supervisionados.

2. Atividades Principais

Para o desenvolvimento dessa capacitação, os alunos realizam atividades em sala de aula, nos Centros de Psicologia Aplicada da UNIP, e em instituições Públicas e Privadas:

  1. Atendimento clínico como o psicodiagnóstico e a psicoterapia individual e em grupo, modalidades clássicas de atendimento.
  2. Atuação nos campos da psicologia social e comunitária, psicologia escolar, psicologia hospitalar, psicologia jurídica, psicologia institucional e psicologia organizacional.
  3. Atuação de práticas inovadoras como oficinas de criatividade, plantão psicológico e acompanhamento terapêutico.
  4. Realização de projetos de investigação científica avaliados pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação - CEPPE.

3. Mercado de Trabalho

O Psicólogo pode atuar na área clínica, prestando serviços psicológicos em psicodiagnóstico e psicoterapia, como também pode trabalhar em hospitais, centros assistenciais, equipamentos públicos de saúde, escolas de Ensino Fundamental e Médio, creches, empresas, Fóruns, e Organizações Não Governamentais (ONGs).

4. Práticas

  • Estágios obrigatórios curriculares e supervisionados no Centro de Psicologia Aplicada, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, UBS, CAPS, Escolas, Empresas, Fóruns.
  • Sala de Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico (Testes Psicológicos).
  • Laboratórios de Anatomia e Fisiologia.
  • Laboratório de Análise Experimental do Comportamento.
  • Laboratório de Informática.
  • Atividades de Iniciação Científica.
  • Atividades de Extensão.
  • Projetos de Pesquisa.
  • Monitoria.
  • Jornadas de Psicologia.
  • Participação em Congressos realizados com o Apoio da UNIP.

5. Duração

5 anos (10 semestres letivos)

6. Coordenadoras

Ghislaine Gliosce da Silva

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Abordagens Humanistas em Psicologia 60
Apresentação do Trabalho de Pesquisa 60
Atividades Complementares 240
Atividades Práticas Supervisionadas 640
Ciências Sociais 30
Comportamento Humano nas Organizações 30
Comunicação e Expressão 30
Desdobramentos da Teoria Psicanalítica 60
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Direitos Humanos (Optativa) 20
Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso 30
Educação Ambiental 30
Educacão Inclusiva 60
Estágio Curricular 720
Estratégias de Intervenção Psicológica (Supervisão) 60
Estratégias Específicas de Intervenção Psicológica (Supervisão) 60
Estudos Disciplinares 180
Ética Profissional 60
Fisiologia Geral 30
Genética Humana 30
História da Psicologia 60
História do Pensamento Filosófico 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Intervenções Clínicas Breves (Supervisão) 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Neurociências 60
Pesquisa de Campo em Psicologia 60
Políticas Públicas e Psicologia 30
Práticas Psicológicas em Contextos Específicos (Supervisão) 60
Práticas Psicológicas (Supervisão) 60
Práticas Sociais e Subjetividade 30
Processos Grupais 30
Processos Psicológicos Básicos 60
Projeto de Pesquisa em Psicologia 60
Psicodiagnóstico (Supervisão) 60
Psicodiagnóstico Interventivo (Supervisão) 60
Psicologia Comportamental 60
Psicologia Comunitária 30
Psicologia Construtivista 60
Psicologia do Cotidiano 30
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem 60
Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital 60
Psicologia Escolar 60
Psicologia Fenomenológica 60
Psicologia Geral/Experimental 60
Psicologia Integrada 30
Psicologia Interdisciplinar 30
Psicologia Jurídica 30
Psicologia Organizacional e do Trabalho 30
Psicologia Social 60
Psicologia Sócio-Interacionista 30
Psicologia: Ciência e Profissão 60
Psicometria 30
Psicopatologia Especial 60
Psicopatologia Geral 60
Psicoterapia Cognitiva 30
Psicoterapias (Supervisão) 60
Realidade Institucional das Práticas Sociais 30
Relações Etnico-Raciais no Brasil 30
Técnicas de Avaliação da Inteligência 60
Técnicas de Entrevista e Observação 30
Técnicas de Investigação da Personalidade 60
Técnicas Projetivas 60
Temas em Psicologia Social 30
Temáticas de Pesquisa em Psicologia 60
Teoria Psicanalítica 60
Teorias e Sistemas em Psicologia 60
Tópicos de Atuação Profissional - Psicologia 30

Carga Horária Total: 4.800 horas-aula (4.000 horas)

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