Propaganda e Marketing

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 02/90 de 03/05/1990 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906017 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Propaganda e Marketing 2015 4
Araraquara Propaganda e Marketing 2015 3
Brasília Propaganda e Marketing 2009 3
Campinas Propaganda e Marketing 2015 3
Chácara Santo Antônio Propaganda e Marketing 2015 3
Goiânia Propaganda e Marketing 2009 SC
Jundiaí Propaganda e Marketing 2009 4
Limeira Propaganda e Marketing 2009 SC
Marquês Propaganda e Marketing 2015 4
Norte Propaganda e Marketing 2015 4
Paraíso / Vergueiro Propaganda e Marketing 2015 4
Pinheiros Propaganda e Marketing 2015 SC
Ribeirão Preto Propaganda e Marketing 2009 4
Santos Propaganda e Marketing 2015 3
São José dos Campos Propaganda e Marketing 2015 3
Tatuapé Propaganda e Marketing 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista visa à formação e qualificação de profissionais para atuarem como publicitários e profissionais de marketing, dentro de um mercado competitivo, exigente e em constante evolução.

Para tanto, habilita o graduando a atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação e mídia, no que se refere à propaganda, e no gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas, no tocante às atividades de marketing.

Os requisitos básicos para o sucesso profissional desse especialista são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico.

No curso oferecido pela UNIP é dada uma especial atenção às técnicas de criação de mensagens publicitárias, aperfeiçoando e definindo estratégias de lançamento e sustentação de novos produtos, serviços e idéias.

2. Atividades Principais

  • Criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados ou lançados na mídia;
  • elaborar publicações para veiculação na imprensa, televisão, rádio, outdoors etc.;
  • definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
  • analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.

3. Mercado de Trabalho

O profissional atua nos departamentos de marketing das empresas, agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas particulares.

As áreas de publicidade e de marketing nas empresas estão em franco desenvolvimento e absorvem muitos profissionais do ramo.

4. Práticas

  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Fotografia
  • Laboratório de Cinema e Vídeo
  • Laboratório de Rádio
  • Laboratório de Produção Gráfica
  • Trabalho Integrado
  • Semana de Propaganda e Marketing
  • Monitoria
  • Iniciação Científica

5. Duração

4 anos

6. Coordenadores

Geraldo Fonseca Filho e Rogério Ruiz de Oliveira

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 300
Atividades Práticas Supervisionadas 540
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação e Expressão 30
Comunicação de Marketing 60
Construção de Marcas 60
Criação e Produção Audiovisual 60
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Direção de Arte Publicitária 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estudos Disciplinares 160
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
Gerência de Produto e Preço 60
Gerência de Vendas e Distribuição 60
História da Arte 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing 60
Marketing Aplicado 30
Marketing de Relacionamento com o Cliente 60
Marketing de Serviços e de Varejo Aplicado ao PREX 60
Marketing Digital 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Mídia 60
Pesquisa de Mercado 60
Pesquisa de Opinião e de Mercado 60
Planejamento de Comunicação  60
Planejamento de Marketing 60
Planejamento Financeiro Aplicado ao PREX 60
Plano de Comunicação Aplicado ao PREX 60
Plano de Marketing Aplicado ao PREX 60
Plano Financeiro Aplicado ao PREX 30
Políticas Públicas em Comunicação 60
Projeto Experimental - Construção 30
Projeto Experimental - Implementação 30
Projeto Experimental - PREX (Relatório) 180
Promoção e Merchandising 60
Propaganda e Marketing Integrada 30
Propaganda e Marketing Interdisciplinar 30
Psicologia do Consumidor 30
Publicidade e Propaganda 60
Sociologia da Comunicação 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Propaganda e Marketing  30

Carga Horária Total: 3.420 horas-Aula (2.850 horas)

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