Propaganda e Marketing

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
GOIÂNIA Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906017 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 707 de 18/12/2013 publicada em 19/12/2013
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Propaganda e Marketing 2015 4
Araraquara Propaganda e Marketing 2015 3
Brasília Propaganda e Marketing 2009 3
Campinas Propaganda e Marketing 2015 3
Chácara Santo Antônio Propaganda e Marketing 2015 3
Goiânia Propaganda e Marketing 2009 SC
Jundiaí Propaganda e Marketing 2009 4
Limeira Propaganda e Marketing 2009 SC
Marquês Propaganda e Marketing 2015 4
Norte Propaganda e Marketing 2015 4
Paraíso / Vergueiro Propaganda e Marketing 2015 4
Pinheiros Propaganda e Marketing 2015 SC
Ribeirão Preto Propaganda e Marketing 2009 4
Santos Propaganda e Marketing 2015 3
São José dos Campos Propaganda e Marketing 2015 3
Tatuapé Propaganda e Marketing 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista visa à formação e qualificação de profissionais para atuarem como publicitários e profissionais de marketing, dentro de um mercado competitivo, exigente e em constante evolução.

Para tanto, habilita o graduando a atuar nas áreas de atendimento, planejamento, criação e mídia, no que se refere à propaganda, e no gerenciamento de marketing e produtos, planejamento estratégico, pesquisa de mercado e administração de vendas, no tocante às atividades de marketing.

Os requisitos básicos para o sucesso profissional desse especialista são inovação, criatividade, talento, ousadia, perspicácia e ótimo senso crítico.

No curso oferecido pela UNIP é dada uma especial atenção às técnicas de criação de mensagens publicitárias, aperfeiçoando e definindo estratégias de lançamento e sustentação de novos produtos, serviços e idéias.

2. Atividades Principais

  • Criar textos e layouts de peças publicitárias de produtos que serão veiculados ou lançados na mídia;
  • elaborar publicações para veiculação na imprensa, televisão, rádio, outdoors etc.;
  • definir as técnicas de campanha de divulgação, tendo em vista os hábitos de consumo do público;
  • analisar um produto ou serviço que será colocado no mercado e definir a melhor maneira de apresentá-lo e garantir as vendas.

3. Mercado de Trabalho

O profissional atua nos departamentos de marketing das empresas, agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de televisão e empresas particulares.

As áreas de publicidade e de marketing nas empresas estão em franco desenvolvimento e absorvem muitos profissionais do ramo.

4. Práticas

  • Laboratório de Informática
  • Laboratório de Fotografia
  • Laboratório de Cinema e Vídeo
  • Laboratório de Rádio
  • Laboratório de Produção Gráfica
  • Trabalho Integrado
  • Semana de Propaganda e Marketing
  • Monitoria
  • Iniciação Científica

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Geraldo Fonseca Filho

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 300
Atividades Práticas Supervisionadas 540
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação e Expressão 30
Comunicação de Marketing 60
Construção de Marcas 60
Criação e Produção Audiovisual 60
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Direção de Arte Publicitária 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estudos Disciplinares 160
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
Gerência de Produto e Preço 60
Gerência de Vendas e Distribuição 60
História da Arte 60
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos 30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing 60
Marketing Aplicado 30
Marketing de Relacionamento com o Cliente 60
Marketing de Serviços e de Varejo Aplicado ao PREX 60
Marketing Digital 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Mídia 60
Pesquisa de Mercado 60
Pesquisa de Opinião e de Mercado 60
Planejamento de Comunicação  60
Planejamento de Marketing 60
Planejamento Financeiro Aplicado ao PREX 60
Plano de Comunicação Aplicado ao PREX 60
Plano de Marketing Aplicado ao PREX 60
Plano Financeiro Aplicado ao PREX 30
Políticas Públicas em Comunicação 60
Projeto Experimental - Construção 30
Projeto Experimental - Implementação 30
Projeto Experimental - PREX (Relatório) 180
Promoção e Merchandising 60
Propaganda e Marketing Integrada 30
Propaganda e Marketing Interdisciplinar 30
Psicologia do Consumidor 30
Publicidade e Propaganda 60
Sociologia da Comunicação 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Propaganda e Marketing  30

Carga Horária Total: 3.420 horas-Aula (2.850 horas)

INSCREVA-SE!