Jornalismo

Atos Regulatórios

Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BAURU JORNALISMO Bacharelado Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
BRASÍLIA COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO Bacharelado Reconhecimento Portaria n. 857 de 04/08/2017 publicada em 07/08/2017
CAMPINAS JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO JORNALISMO Bacharelado Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO Bacharelado Reconhecimento Portaria n. 580 de 06/10/2016 publicada em 10/10/2016

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Bauru Jornalismo 2012 3
Brasília Jornalismo 2015  
Campinas Jornalismo 2015 3
Chácara Santo Antônio Jornalismo 2015 SC
Marquês Jornalismo 2015 SC
Paraíso / Vergueiro Jornalismo 2015 4
Santos Jornalismo 2015  

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.

Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

2. Atividades Principais

  • Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
  • atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
  • desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
  • atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
  • elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
  • divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

3. Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital. 

O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.

As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.

Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

4. Práticas

  • Participação em Concursos;
  • Monitoria;
  • Iniciação Científica;
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
  • Laboratório Digital;
  • Laboratório de Informática (Programas Específicos);
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Laboratório de Redação e Editoração;
  • Jornal Laboratório;
  • Visitas Técnicas e Artísticas;
  • Semana de Palestras e atividades Específicas;
  • Banco de Estudos Digitalizado;
  • Bibliotecas Interligadas;
  • Atividades Multiensino;
  • APS – Atividades Práticas Supervisionadas
  • TC – Trabalho de Curso
  • Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Roni Everson Muraoka

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Assessoria de Imprensa 60
Atividades Complementares 400
Atividades Práticas Supervisionadas 500
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação e Expressão 30
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Edição Jornalística 60
Editoração em Jornalismo Impresso  60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estágio Curricular 200
Estudos Disciplinares 260
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
História da Arte 60
História e Teorias do Jornalismo 60
Homem e Sociedade 30
Infografia 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução às Técnicas Audiovisuais em Jornalismo 60
Jornal Laboratório 60
Jornalismo Aplicado ao Trabalho de Curso 120
Jornalismo Especializado 60
Jornalismo Integrado 30
Jornalismo Interdisciplinar 30
Jornalismo Investigativo 60
Jornalismo Político e Econômico 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Livro Reportagem e Jornalismo de Revista 60
Marketing 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Oficina de Linguagem 60
Oficina de Redação 60
Políticas Públicas em Comunicação 60
Produção Audiovisual em Jornalismo 60
Produção Jornalística em Rádio 60
Psicologia do Consumidor 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Sociologia da Comunicação 60
Técnicas de Documentário 60
Técnicas de Reportagens e Entrevistas Jornalísticas 60
Técnicas e Gêneros Jornalísticos 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Jornalismo  30
Webjornalismo e Mobilidade 60

Carga Horária Total: 3.600 Horas-Aula (3.000 horas)

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