Jornalismo

Atos Regulatórios

Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201715206 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
BRASÍLIA Reconhecimento Portaria n. 857 de 04/08/2017 publicada em 07/08/2017
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 580 de 06/10/2016 publicada em 10/10/2016
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BAURU Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Bauru Jornalismo 2012 3
Brasília Jornalismo 2015
Campinas Jornalismo 2015 3
Chácara Santo Antônio Jornalismo 2015 SC
Marquês Jornalismo 2015 SC
Paraíso / Vergueiro Jornalismo 2015 4
Santos Jornalismo 2015

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.

Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.

2. Atividades Principais

  • Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
  • atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
  • desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
  • atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
  • elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
  • divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

3. Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital. 

O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.

As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.

Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

4. Práticas

  • Participação em Concursos;
  • Monitoria;
  • Iniciação Científica;
  • Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
  • Laboratório Digital;
  • Laboratório de Informática (Programas Específicos);
  • Laboratório de Rádio e TV;
  • Laboratório de Redação e Editoração;
  • Jornal Laboratório;
  • Visitas Técnicas e Artísticas;
  • Semana de Palestras e atividades Específicas;
  • Banco de Estudos Digitalizado;
  • Bibliotecas Interligadas;
  • Atividades Multiensino;
  • APS – Atividades Práticas Supervisionadas
  • TC – Trabalho de Curso
  • Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

5. Duração

4 anos

6. Coordenadores

Fernando Perillo da Costa e Roni Everson Muraoka

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Assessoria de Imprensa 60
Atividades Complementares 400
Atividades Práticas Supervisionadas 500
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação e Expressão 30
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Edição Jornalística 60
Editoração em Jornalismo Impresso  60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estágio Curricular 200
Estudos Disciplinares 260
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
História da Arte 60
História e Teorias do Jornalismo 60
Homem e Sociedade 30
Infografia 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução às Técnicas Audiovisuais em Jornalismo 60
Jornal Laboratório 60
Jornalismo Aplicado ao Trabalho de Curso 120
Jornalismo Especializado 60
Jornalismo Integrado 30
Jornalismo Interdisciplinar 30
Jornalismo Investigativo 60
Jornalismo Político e Econômico 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Livro Reportagem e Jornalismo de Revista 60
Marketing 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Oficina de Linguagem 60
Oficina de Redação 60
Políticas Públicas em Comunicação 60
Produção Audiovisual em Jornalismo 60
Produção Jornalística em Rádio 60
Psicologia do Consumidor 30
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Sociologia da Comunicação 60
Técnicas de Documentário 60
Técnicas de Reportagens e Entrevistas Jornalísticas 60
Técnicas e Gêneros Jornalísticos 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Jornalismo  30
Webjornalismo e Mobilidade 60

Carga Horária Total: 3.600 Horas-Aula (3.000 horas)

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