Administração

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

INDIANÓPOLIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
PINHEIROS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARAÇATUBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ARARAQUARA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
ASSIS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BAURU Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
JUNDIAÍ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
LIMEIRA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
GOIÂNIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
MANAUS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Administração 2015 3
Anchieta Administração 2015 3
Araçatuba Administração 2015 5
Araraquara Administração 2015 4
Assis Administração 2015 4
Bauru Administração 2015 4
Brasília Administração 2015 3
Campinas Administração 2015 3
Chácara Santo Antônio Administração 2015 3
Cidade Universitária Administração 2015 4
Goiânia Administração 2015 4
Indianópolis Administração 2015
Jundiaí Administração 2015 4
Limeira Administração 2015 3
Manaus Administração 2015 4
Marquês Administração 2015 4
Norte Administração 2015 3
Paraíso / Vergueiro Administração 2015 3
Paulista Administração 2015 3
Pinheiros Administração 2015 3
Ribeirão Preto Administração 2015 3
Santos Administração 2015 4
São José do Rio Pardo Administração 2015 4
São José do Rio Preto Administração 2015 3
São José dos Campos Administração 2015 4
Sorocaba Administração 2015 4
Tatuapé Administração 2015 3

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O curso para habilitação em Administração forma profissionais dotados de uma visão sistêmica dos principais enfoques necessários para a gestão das organizações. Tem por meta buscar o sucesso das empresas, oferecendo ao egresso o conhecimento dos principais métodos e instrumentos que possibilitem os melhores resultados na gestão financeira, de mercado, de pessoas e clientes, entre outros.

2. Atividades Principais

  • Definir diretrizes e valores organizacionais;
  • desenvolver estratégias e planos organizacionais;
  • definir indicadores de desempenho e acompanhar resultados;
  • otimizar o desempenho das pessoas e sua satisfação;
  • comandar processos organizacionais principais ou de apoio;
  • promover avaliação e melhoria contínuas.

3. Mercado de Trabalho

Os administradores podem trabalhar como técnicos de funções administrativas ou como gerentes/executivos, em empresas com fins lucrativos, instituições privadas sem fins lucrativos e instituições governamentais.

Como empreendedores, os administradores podem gerir seus próprios negócios, como indústrias, comércios ou atividades de prestação de serviços, ou podem atuar como consultores especializados em assuntos relacionados à Administração organizacional.

4. Práticas

  • Laboratório de Informática
  • Orientação para Estágios
  • Programa de Iniciação às Práticas administrativas – PIPa
  • Semana de Administração
  • Palestras e Debates
  • Monitoria
  • Iniciação Científica

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Fábio Gomes da Silva

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Administração Financeira 60
Administração do Relacionamento com o Cliente 60
Administração Estratégica 60
Administração Integrada  30
Administração Interdisciplinar 30
Análise das Demonstrações Financeiras 60
Atividades Complementares 300
Atividades Práticas Supervisionadas 600
Ciências Sociais 30
Comportamento Humano nas Organizações 60
Comunicação e Expressão 30
Contabilidade 60
Custos e Preços 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Direito nas Organizações 30
Economia e Gestão do Setor Público 60
Economia e Negócios  60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Elaboração e Análise de Projetos 60
Empreendedorismo e Plano de Negócios 60
Estágio Curricular 300
Estatística  60
Estatística Aplicada 60
Estruturas Organizacionais 60
Estudos Disciplinares 160
Evolução do Pensamento Administrativo 60
Geopolítica, Regionalização e Integração 60
Gestão das Informações 60
Gestão de Operações Produtivas 60
Gestão de Pessoas 60
Gestão de Suprimentos e Logística 60
Gestão Mercadológica 60
Governança Corporativa 60
Homem e Sociedade 30
Instituições de Direito 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Liderança: Atributos e Atribuições 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Matemática 60
Matemática Aplicada 60
Matemática Financeira 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Pesquisa Operacional 60
Processos Decisórios  60
Processos Organizacionais 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa)  20
Responsabilidade Social das Organizações 60
Tecnologias da Informação  60
Tópicos de Atuação Profissional - Administração  30

Carga Horária Total: 3.600 horas-aula (3.000 horas)

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