Educação Física (Graduação Plena)

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
ARARAQUARA Autorização Resolução CONSUNI n. 08/04 de 31/08/2004 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
GOIÂNIA Reconhecimento Portaria n. 650 de 10/12/2013 publicada em 11/12/2013
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 114 de 17/02/2017 publicada em 20/02/2017
LIMEIRA Reconhecimento Portaria n. 300 de 08/07/2016 publicada em 11/07/2016
MANAUS Reconhecimento Portaria n. 300 de 14/04/2015 publicada em 16/04/2015
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
RIBEIRÃO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SANTANA DE PARNAÍBA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SANTOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
SOROCABA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 824 de 30/12/2014 publicada em 02/01/2015

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville Educação Física (Bacharelado) 2013 5
Araraquara Educação Física (Bacharelado) 2013  
Brasília Educação Física (Bacharelado) 2013 4
Campinas Educação Física (Bacharelado) 2013 4
Limeira Educação Física (Bacharelado) 2013 4
Ribeirão Preto Educação Física (Bacharelado) 2013 4
Santos Educação Física (Bacharelado) 2013 4
São José do Rio Pardo Educação Física (Bacharelado) 2013 4
São José do Rio Preto Educação Física (Bacharelado) 2013 5
São José dos Campos Educação Física (Bacharelado) 2013 4
São Paulo Educação Física (Bacharelado) 2013 4
Sorocaba Educação Física (Bacharelado) 2013 4

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso de Educação Física, na modalidade Graduação Plena, tem como objetivo favorecer a formação de um profissional crítico e reflexivo, que possua um conhecimento amplo da área da Educação Física e da Saúde, associada ao contexto sócio-histórico-cultural e educacional do país. Um profissional que se caracteriza pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referente ao conhecimento e atuação profissional, podendo intervir e transformar hábitos sociais que levem a prática da atividade física regular da população, com vistas à melhoria da qualidade de vida e obtenção de um estilo saudável de viver – de bem estar. Uma formação que possa oportunizar a realização de momentos de aproximação, constatação, co-atuação, atuação, reflexão e busca de transformação da realidade profissional, incentivando um exercício de formação contínua.

Preparar o profissional para planejar, implementar, acompanhar e avaliar propostas de Educação Física em suas diferentes ramificações (Saúde, Esporte e Lazer) que possam ser aplicadas nos diferentes campos de atuação.

2. Atividades Principais

O curso de Graduação Plena em Educação Física (antigo Bacharelado) deverá qualificar o futuro profissional, para intervir acadêmica e profissionalmente sobre as diferentes manifestações da cultura corporal na realidade social, nos mais diferentes campos de atuação, nas áreas da Saúde, Esporte e Lazer, a fim de oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, podendo facilitar, ainda, na perspectiva de saúde, a formação de pessoas que possam adotar um estilo fisicamente ativo e saudável de viver.

3. Mercado de Trabalho

Intervenção profissional: Promover treinamento esportivo, preparação física, avaliação física, recreação em atividade física, orientação de atividades físicas, gestão em educação física e esporte. Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, coordenar, prescrever, orientar, avaliar, administrar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, ministrar exercícios físicos objetivando promover, otimizar e reabilitar o condicionamento e restabelecer perspectivas de saúde, lazer ativo e bem estar psicossocial do indivíduo ou do coletivo.

4. Práticas

  • Laboratório de Educação Física
  • Laboratório de Medidas e avaliação
  • Laboratório de Biomecânica
  • Laboratório de Anatomia Humana
  • Laboratório de Musculação
  • Quadras Poliesportivas
  • Convênio com Clubes
  • Semana de Educação Física
  • Monitoria
  • Iniciação Científica
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como componente curricular
  • Atividade-Acadêmico-Científico-Culturais

5. Duração

4 anos

6. Coordenador

Bérgson de Almeida Peres

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Anatomia 60
Anatomia dos Sistemas 60
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 60
Atividade Motora Aplicada a Populações Especiais 60
Atividades Complementares 200
Atvidades Práticas Supervisionadas 640
Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 90
Avaliação Diagnóstica 30
Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Bioestatística  30
Biologia (Citologia) 60
Biomecânica 60
Biomecânica Aplicada ao Esporte  90
Ciências Sociais 30
Comunicação e Expressão  30
Corporeidade e Motricidade Humana 30
Crescimento e Desenvolvimento Humano 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Educação Física Adaptada 60
Educação Física Interdisciplinar 30
Educação Física Integrada 30
Educação Física na Terceira Idade 30
Epidemiologia e Saúde Pública 30
Ergonomia e Ginástica Laboral 60
Estágio Curricular 400
Estudos Disciplinares 180
Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física 60
Fisiologia Aplicada à Atividade Motora 60
Fisiologia do Exercício  60
Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Genética Aplicada a Atividade Motora 30
Gestão e Tendências em Academias  60
Ginástica Artística 60
Ginástica Geral 60
Ginástica Ritmica  60
Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 30
Homem e Sociedade 30
Interpretação e Produção de Textos  30
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Medidas e Avaliações 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Metodologia do Treinamento Físico 30
Métodos de Pesquisa 30
Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60
Noções Básicas de Farmacologia 30
Nutrição Aplicada ao Esporte 60
Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos 30
Políticas Públicas e Inclusão Social 30
Primeiros Socorros 30
Produção Técnico-Científica Interdisciplinar 30
Projeto Técnico-Científico Interdisciplinar 30
Psicologia Aplicada ao Esporte 30
Recreação 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Ritmo e Dança 30
Tópicos de Atuação Profissional - Educação Física 30
Treinamento Personalizado e Musculação 60
Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos 60

Carga Horária Total: 3.840 horas-aula (3.200 horas)

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