Produção Multimídia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012
CIDADE UNIVERSITÁRIA Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012
PAULISTA Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012
TATUAPÉ Reconhecimento Portaria n. 321 de 28/12/2012 publicada em 31/12/2012

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem por finalidade a formação de profissionais com sólidas competências na produção de websites para Internet, Intranet e Extranet. Proporciona ao aluno uma visão abrangente do mercado e das atividades ligadas à Internet e à produção de páginas para Web.

2. Atividades Principais

  • Conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • relacionar e aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos da comunicação social na identificação e solução de problemas de Produção Multimídia;
  • capacitar, para análise e crítica dos processos, produtos e serviços de Produção Multimídia e propor caminhos alternativos e inovadores;
  • caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • pesquisar, analisar e interpretar idéias, fatos, expectativas e cenários para a produção de diferentes produtos de comunicação em websites;
  • respeitar as normas e leis pertinentes ou que regulamentam as atividades da área;
  • desenvolver uma visão inter, multi e transdisciplinar, passível de ser aplicada ao campo da comunicação;
  • gerenciar a produção, manutenção e atualização de conteúdos estáticos e dinâmicos em websites, utilizando ferramentas de controle, tais como navegadores, editores de textos, editores de páginas, editores de imagem, editores de animação, editores de áudio e vídeo, focando o mercado e o usuário da Internet;
  • desenvolver e adequar linguagens de programação estruturadas específicas para websites e gerenciar o acesso de páginas a bancos de dados, por meio de programas desenvolvedores, editores de página e editores de textos;
  • criar ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para websites, para melhor exemplificar e valorizar o conteúdo e o design de páginas Web;
  • produzir, adequar e gerenciar áudio e vídeo, incluindo locuções, efeitos e trilhas sonoras, para melhor agregar a compreensão ao conteúdo visual de páginas Web;
  • elaborar a programação visual de websites com relação a logomarcas, ícones, botões, cores, textos, criando uma identidade baseada em um projeto de comunicação visual para o website;
  • reconhecer e analisar as plataformas de suporte a websites existentes no mercado com relação a Sistemas Operacionais de Servidores Web e redes que utilizam ambiente Web e protocolo de hipertexto, tais como Internet, Intranet e Extranet;
  • elaborar projetos tecnológicos de websites abordando tecnologias empregadas, sistemas de atualização, mecanismos de segurança de transações e confiabilidade e estabilidade do website;
  • utilizar recursos de integração de bases de dados com websites, criando mecanismos de atualização da base de dados em ambiente Web;
  • compreender o funcionamento da arquitetura Web e seus protocolos de comunicação e mecanismos de segurança, tais como criptografia, chaves públicas e privadas e certificação digital.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente de Projeto – responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdos em websites;
  • Programador Visual – responsável pelo desenvolvimento e aplicação de fontes, logotipos, botões, ícones, banners, imagens e demais elementos gráficos, bem como pela criação de modelos gráficos e adequação deles às páginas Web;
  • Arte-finalista Web – responsável pela inserção e adequação de conteúdo gráfico em páginas Web;
  • Ilustrador Web – responsável pela criação de ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para websites;
  • Arquiteto de Informação – responsável pela hierarquização das informações e estrutura do website;
  • Coordenador de Design para Internet – responsável pelo gerenciamento da produção visual de websites;
  • Desenvolvedor de Soluções Web na Área de Comunicação Visual, que atua na implantação de projetos gráficos em ambiente Web;
  • Gerente de Conteúdo – responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdo em websites;
  • Prototipador de Websites – responsável pela criação de protótipos gráficos de websites para apresentação,
    aprovação, estudo e desenvolvimento de projetos de websites;
  • Web Designer autônomo ou com vínculo empregatício em agências de comunicação, assessoria de imprensa, agência de publicidade ou empresas com websites na Internet ou Intranet, que atuará na criação gráfica e visual de websites.

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

6. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Análise da Imagem em Movimento e Animação 2D 60
Animação 3D 60
Aplicações Web e Banco de Dados 60
Arquitetura da Informação 60
Atividades Complementares 100
Autoria para Web 60
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação Aplicada 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
História da Arte 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Metodologia Científica 60
Oficina de Textos 60
Princípios de Sistemas de Informação 60
Produção de Animação para Hipermídia 60
Produção de Design em Multimídia 60
Produção de Vídeo Digital 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Registro Visual e Sonoro 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Suporte e Plataforma Multimídia 60
Técnicas de Fotografia Digital 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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