Fotografia

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CAMPINAS Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 200906084 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
JUNDIAÍ Reconhecimento Portaria n. 575 de 02/10/2014 publicada em 03/10/2014
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 655 de 11/12/2013 publicada em 12/12/2013
SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 276 de 14/12/2012 publicada em 18/12/2012

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem por objetivo capacitar o aluno, por meio de uma visão abrangente e integrada à utilização de métodos e técnicas modernas na obtenção e processamento de imagem, no âmbito da Comunicação, a atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não-governamentais, autônomas e empresas especializadas.

2. Atividades Principais

  • Dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual;
  • produzir peças em multimídia;
  • conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • identificar novos nichos mercadológicos;
  • dominar os equipamentos fotográficos: câmeras (convencionais e digitais), lentes, filtros, flashes, fotômetros, filmes, iluminação para estúdio;
  • dominar os equipamentos digitais e os programas de editoração eletrônica da imagem fotográfica;
  • dominar técnicas de revelação e ampliação em preto e branco;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Científica;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Documental;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Artística;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia de Eventos;
  • criar, produzir e dirigir a execução de produtos em Fotografia Jornalística;
  • coordenar equipes de produção e empreendimentos em sua área;
  • conseguir desdobrar seus conhecimentos para atender às diversas demandas do mercado;
  • ter conhecimento das posturas éticas e da legislação pertinente ao exercício da profissão.

3. Mercado de Trabalho

  • Estúdio – fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda;
  • Curadoria – organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação de eventos;
  • Arquitetura de Interiores – fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações especializadas em arquitetura e decoração;
  • Fotojornalismo – fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências noticiosas e sites da Internet;
  • Área Pericial – documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.
  • Agência de Publicidade e Propaganda
  • Empresa de Marketing
  • Agência de Comunicação Integrada: Jornalismo, Relações Públicas e Empresas de Fotografia.

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de Atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação Aplicada 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
Fotografia Científica 60
Fotografia Cultural 60
Fotografia Digital 60
Fotografia e Técnicas de Iluminação 60
Fotografia Jornalística 60
Fotografia Publicitária 60
História da Arte 60
História da Imagem e do Som 60
Imagética 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Metodologia Científica 60
Planejamento Estratégico 60
Princípios de Sistemas de Informação 60
Produção Fotográfica 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Registro Visual e Sonoro 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Técnicas de Laboratório Fotográfico 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

INSCREVA-SE!