Design de Produto

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
CIDADE UNIVERSITÁRIA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
INDIANÓPOLIS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MARQUÊS Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
NORTE Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
PARAÍSO Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
PAULISTA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
TATUAPÉ Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto está orientado à formação de um profissional para atuar na área de Gestão de Design, isto é, formar um profissional que exerça a função de elemento articulador nas diversas faces do processo produtivo, principalmente em Design, Produção e Marketing.

A indústria inserida cada vez mais no mercado competitivo tende a considerar essas diversas faces da produção dentro de uma visão holística na procura de eficiência e lucro. Normalmente, essas faces funcionam com maior ou menor autonomia e cada uma reivindicando sua importância no processo, principalmente na área de desenvolvimento de produto, na qual a figura do designer é normalmente associada a uma produção isolada ou terceirizada e desligada do acompanhamento das etapas subsequentes.

Esse profissional deve ter conhecimentos genéricos das diversas etapas da produção, mas será na gestão e nos aspectos tecnológicos na área de Design a sua verdadeira especialização.

2. Atividades Principais

  • Compreender genericamente as diversas faces que a indústria tem a percorrer para lançar um produto no mercado;
  • Gestor de Design e a sua função como elemento articulador com outras especialidades;
  • criar um repertório verbal que permita seu trânsito em outras áreas da produção;
  • Design: aspectos históricos e tópicos atuais;
  • o Design como elemento de inovação na produção industrial;
  • compreender as normas e interpretação de desenhos técnicos;
  • conhecer os recursos que a informática, nos dias de hoje, oferece para as representações bi e tridimensionais;
  • produção e acompanhamento de cronogramas;
  • capacidade de fazer pesquisas de mercado, de materiais e de concorrência para auxiliar na etapa de desenvolvimento de novos produtos;
  • capacidade de fazer pesquisa de materiais e de fornecedores para a produção de maquetes, mock-ups ou protótipos.

3. Mercado de Trabalho

  • Indústria na área de produtos
  • Indústria na área de embalagens
  • Escritórios de Design
  • Consultor na área de Gestão de Design

4. Duração do Curso

2 anos

5. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 78. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
b) em caso contrário, serão consideradas as avaliações, conforme o previsto no artigo 74 e seus parágrafos.
I - Se a média semestral (MS) for igual ou maior que 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre, com média final igual a MS.
II - Se MS for menor que 7,0 (sete), o aluno será submetido a um exame, quando lhe será atribuída a nota EX.
III - Após o exame, a média final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX) /2.
IV - Se MF for igual ou maior que 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina.
V - Se MF for menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado ou poderá, a critério do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), ser submetido a uma avaliação especial.
VI - Mantida a reprovação, mesmo após a realização da avaliação especial, se concedida, o aluno ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
c) O aluno que deixar de comparecer a uma prova poderá, a critério do coordenador do curso, substituí-la por nova prova ou pelo exame.
d) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.
e) O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do curso.
f) Cabe à Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos (CQA), quando for o caso, acompanhar, avaliar e validar as avaliações de aprendizagem. Sendo assim, em qualquer momento do curso, a Instituição, por meio da CQA, poderá realizar Avaliação Geral de Curso (AGC), mediante a aplicação de uma prova ou a solicitação de um trabalho. Nesse caso, a nota dessa avaliação, que será designada por AG, passará a compor, juntamente com as notas do professor (NP1 e NP2), a média semestral (MS) de cada disciplina, da seguinte forma:
MS = (3 x NP1 + 3 x NP2 + 4 x AG) /10.
g) Quando a Avaliação Geral de Curso (AGC) for aplicada, sua nota (AG) será utilizada para compor a média semestral de todas e somente das disciplinas do período em que o aluno está matriculado. Portanto, não será utilizada para calcular a média semestral de disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e de disciplinas optativas ou eletivas.
h) Todos os alunos terão que realizar Atividades Práticas Supervisionadas (APS), que constarão de atividades de biblioteca (frequência e utilização), atividades relacionadas aos laboratórios (relatórios de experiências e outras), trabalhos individuais ou em grupo determinados pelo professor, trabalhos de iniciação científica, resolução de exercícios do Portal ou de listas, programadas para serem supervisionadas pelos professores em suas aulas. Para os cursos de licenciatura, acrescentam-se a essas atividades os seminários de práticas e outras atividades inerentes às licenciaturas.
i) Em cada semestre, o aluno deverá cumprir a quantidade de horas de APS, definida para seu curso. Será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado) às APS.
j) Nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação e nas disciplinas optativas ou eletivas serão considerados os mesmos critérios das disciplinas regulares para o cálculo da MF.

§ 1º O desempenho do aluno é avaliado numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação de até 0,5 (cinco décimos); MS será arredondada para 7,0 (sete), quando for maior ou igual a 6,7 (seis-vírgula-sete) e menor que 7,0 (sete); MF será arredondada para 5,0 (cinco), quando for maior ou igual a 4,75 (quatro-vírgula-setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco).

§ 2º O exame e/ou a avaliação especial, exceção feita àqueles dos antepenúltimo e último período letivos, a critério do CONSEPE, poderão ser realizados em épocas especiais, após recuperação.

§ 3º A recuperação poderá ter duração variável, dependendo da disciplina, e poderá, inclusive, estender-se por um semestre ou mais, a critério do CONSEPE.

§ 4º O aluno, em casos especiais e depois de ouvida a coordenação do curso, poderá ser autorizado a realizar o exame e/ou a avaliação especial em épocas distintas daquela determinada para os alunos de sua turma.

§ 5º A critério do CONSEPE, poderá ser incorporado às normas vigentes o conceito de aproveitamento médio global do período letivo, que é determinado pela média aritmética das médias semestrais das disciplinas cursadas no semestre regular, excetuando-se adaptações, dependências ou tutorias.

§ 6º Se o aproveitamento médio global do período letivo for maior ou igual a 7,0, o aluno poderá, a critério do CONSEPE, ser dispensado de fazer o exame também nas disciplinas em que obteve média semestral maior ou igual a 5,0.

§ 7º O lançamento da nota de aproveitamento médio global obedecerá ao critério de arredondamento do valor obtido para o meio ou inteiro imediatamente superior.

§ 8º Para todos os cursos, se a média de qualquer disciplina oferecida pela modalidade de educação a distância (MD) for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina; se for menor que 6,0 (seis), o aluno será submetido a exame.

Art. 79. O número máximo de disciplinas em regime de dependência e de adaptação para a promoção ao período letivo subsequente fica assim definido:

I - para a promoção ao 2º período letivo: sem limite;
II - para a promoção ao 3º período letivo: 5 disciplinas;
III - para promoção aos períodos letivos situados entre o 3º e o antepenúltimo: 5 disciplinas;
IV - para promoção ao antepenúltimo período letivo: 3 disciplinas;
V - para o penúltimo e o último períodos letivos do curso não serão aceitas matrículas de alunos com dependência, recuperação ou adaptação em qualquer disciplina de períodos letivos anteriores.

§ 1º O aluno reprovado em um período letivo poderá optar pelo regime de progressão tutelada, que foi instituído visando a oferecer orientação acadêmica diferenciada aos alunos que apresentarem desempenho acadêmico irregular no decorrer do seu processo de formação. Entende-se por desempenho acadêmico irregular, o acúmulo de disciplinas em regime de dependência e/ou adaptação, em número maior que o permitido conforme o caput deste artigo.

§ 2º O ingresso no regime de progressão tutelada de matrícula decorre do interesse manifesto do aluno.

§ 3º Será facultado aos alunos que estariam se promovendo para o segundo ou para até o antepenúltimo período de qualquer curso de graduação, que tenham ultrapassado o limite de disciplinas em regime de dependência, previsto no caput deste artigo, adotarem o regime de progressão tutelada de matrícula.

§ 4º Os alunos que atenderem às condições previstas no parágrafo anterior poderão optar pelo regime de progressão tutelada durante o período de renovação da matrícula fixado no Calendário Escolar da UNIP.

§ 5º O aluno que ultrapassar o limite de disciplinas em dependência e optar pelo regime de progressão tutelada de matrícula receberá orientação diferenciada sobre a reestruturação do seu percurso acadêmico, inclusive sobre a distribuição das disciplinas em dependência, ou ainda a cursar, atividades e estágios incompletos. A orientação definirá como e quando o aluno poderá cumpri-los.

§ 6º Compete à Coordenação do Curso, a partir da análise do histórico escolar do aluno optante, orientá-lo quanto à melhor alternativa para conduzir a sua progressão acadêmica, considerando tudo o que é exigido pela matriz curricular para uma formação plena (disciplinas, trabalhos de curso, estágios, entre outros).

§ 7º Caberá à Coordenação do Curso, juntamente com o aluno optante pelo regime de progressão tutelada, estabelecer um plano de estudos definindo como, quando e quais disciplinas deverão ser cursadas, assim como as condições e as medidas a serem adotadas para a conclusão das demais atividades curriculares ainda pendentes. Esse plano de estudos poderá ultrapassar, conforme o caso, o período mínimo de integralização curricular.

§ 8º Na condição de ingressante no penúltimo período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o regime de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 9º Na condição de ingressante no último período, uma vez aceita a opção pelo regime tutelado, o aluno será matriculado provisoriamente nesse período de seu curso. A matrícula e o plano de estudos definido pela Coordenação do Curso serão homologados, segundo normas fixadas pelos Colegiados Superiores da UNIP.

§ 10 - Enquanto optante pelo regime de progressão tutelada, o aluno obriga-se a cumprir integralmente o plano acadêmico estabelecido pela Coordenação do Curso e referendado pelo CONSEPE.

§ 11 - O desligamento do aluno do regime de progressão tutelada poderá ocorrer quando o desempenho acadêmico do aluno for avaliado como insuficiente pela instância competente da Universidade e decidido/homologado pelo CONSEPE.

§ 12 - Os casos omissos neste Regulamento serão submetidos à apreciação do Conselho Superior competente da UNIP.

 

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Computação Gráfica 2D e 3D- Autocad / Modelagem 60
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação Aplicada 60
Desenho de Expressão e Observação 60
Desenvolvimento de Embalagens 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
Gestão de Projeto 60
História da Tecnologia e do Design 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing e Consumo 60
Matemática Aplicada e Geometria 60
Metodologia Científica 60
Modelos e Protótipos 60
Planejamento Estratégico 60
Princípios de Sistemas de Informação 60
Princípios e Aplicações de Materiais 60
Processo de Industrialização 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Rendering Digital 60
Representação Gráfica Técnica 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

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