Design Gráfico

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
BAURU Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200910309 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
JUNDIAÍ Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200906065 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
PAULISTA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200910310 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 970 de 06/09/2017 publicada em 08/09/2017
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Autorização Resolução CONSUNI n. 090.316B de 16/03/2009 - Em Processo de Reconhecimento - Protocolo n. 201609016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200906073 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI n. 09/02 de 10/09/2002 - Em Processo de Renovação de Reconhecimento - Protocolo n. 200906076 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 215 de 17/05/2013 publicada em 21/05/2013

 

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Alphaville CST - Design Gráfico 2015
Anchieta CST - Design Gráfico 2015
Bauru CST - Design Gráfico 2015
Brasília CST - Design Gráfico 2015 3
Campinas CST - Design Gráfico 2015 3
Chácara Santo Antônio CST - Design Gráfico 2015
Cidade Universitária CST - Design Gráfico 2015 SC
Jundiaí CST - Design Gráfico 2015
Marquês CST - Design Gráfico 2015
Norte CST - Design Gráfico 2015
Paulista CST - Design Gráfico 2015
Santos CST - Design Gráfico 2015
São José do Rio Preto CST - Design Gráfico 2015
São José dos Campos CST - Design Gráfico 2015
Sorocaba CST - Design Gráfico 2015
Tatuapé CST - Design Gráfico 2015

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico tem como objetivo desenvolver competências associadas à utilização de métodos e técnicas modernos no âmbito da Comunicação, formando profissionais capazes de atuar nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não-governamentais e empresas especializadas.

2. Atividades Principais

  • Dominar as linguagens tradicionais e competências estéticas indispensáveis para a produção audiovisual;
  • caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • criar e produzir, em diferentes mídias, peças gráficas e audiovisuais;
  • respeitar as normas e leis pertinentes ou que regulamentam as atividades da área;
  • conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • adquirir visões sistêmicas de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
  • conhecer o setor produtivo relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias;
  • trabalhar na criação de layouts para impressos de diversas naturezas, tais como revistas, livros, cartazes, folders, jornais, outdoors e demais impressos em grandes formatos, utilizando-se dos recursos plásticos/expressivos tradicionais (desenho, pintura, colagem etc.), tanto quanto daqueles que empregam recursos próprios aos meios virtuais;
  • participar, como diagramador e arte-finalista, das tarefas que envolvem a pré-produção desses materiais, ou seja, diagramação e paginação de impressos, produção das imagens digitais a serem incorporadas e tratamento delas;
  • gerar e controlar a produção de arquivos para fotolito, em linguagem postscript, e avaliar a qualidade destes;
  • atuar como produtor gráfico, acompanhando os trabalhos de impressão e acabamento de impressos em geral;
  • criar marcas e logotipos, além de projetar e participar das tarefas de implantação relativas à criação de identidades visuais e estabelecer parâmetros para a utilização correta da marca, tais como especificações de aplicação de cor, dimensões e materiais de suporte;
  • atuar como ilustrador, produzindo desenhos e/ou infográficos.

3. Mercado de Trabalho

  • Agências de Publicidade e Propaganda
  • Empresas de Marketing
  • Agências de Comunicação Integrada: Jornalismo e Relações Públicas
  • Produtoras de Vídeo
  • Produtoras de Cinema
  • Empresas de Fotografia

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de Atendimento.

Grade Curricular - Ingressantes 2018

Disciplinas Carga Horária
Atividades Complementares 100
Computação Gráfica 3D - Modelamento 60
Composição e Projeto Gráfico 60
Computação Gráfica 60
Comunicação Aplicada 60
Comunicação Editorial 60
Desenvolvimento de Embalagens 60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 60
Estudos Disciplinares 300
Ética e Legislação 60
Fotografia e Técnicas de Iluminação 60
História da Arte 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Manuais e Ilustrações Técnicas - Científicas 60
Metodologia Científica 60
Oficina de Textos 60
Planejamento Estratégico 60
Princípios de Sistemas de Informação 60
Produção Gráfica 60
Projeto Integrado Multidisciplinar 400
Publicações para Web 60
Registro Visual e Sonoro 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sinalização e Mídia Exterior 60
Teorias e Técnicas da Comunicação 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

INSCREVA-SE!