Notícias
Você está em: Universidade Paulista / Pesquisa / Notícias

Notícias

Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha novo laboratório e realiza encontro de cientistas  
Blog Medicina e Saúde, 19/09/2008, Ultimas Notícias

Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha novo laboratório e realiza encontro de cientistasApós 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados à s substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.  Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolz ani, da UNESP - Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP - UNIP.  Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:   vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras  biodiversidade brasileira como fon te de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

Pesquisa ganha novo laboratórioNo dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à  elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.  Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista – UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados.  Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço:
1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data: 19/setembro/2008
Horário: 13h à s 16h
Local: IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br
Coordenação:Prof. Dr. Riad Younes – diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini – Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista – UNIP
Dra. Sônia de Andrade Chudzinski – Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL 


Novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia
Revista Vigor, 18/09/2008

Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha novo laboratório e realiza encontro de cientistas. Fruto da parceria entre o IEP do Hospital Sírio-Libanês e a UNIP, a pesquisa dá um passo importante com a realização de encontro científico.

Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.

Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP-Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP-UNIP.

Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:

- Vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras;
- Biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.

Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista – UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados.

Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço

1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data: 19/setembro/2008
Horário: 13h às 16h
Local: IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br

Coordenação

* Prof. Dr. Riad Younes – diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
* Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini – Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista – UNIP
* Dra. Sônia de Andrade Chudzinski – Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL

Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio-Libanês / WN&P Comunicação

Contatos
Mirtes Bogéa (mirtes.bogea@hsl.org.br)
Silvana Cordeiro (Silvana.cordeiro@hsl.org.br)
Telefone: (11) 3155-1180 / 1090
Plantão: (11) 8228-9189

Mirtes Bogéa

Assessoria de Imprensa
Hospital Sírio-Libanês / WN&P Comunicação
Fone: (11) 3155-1090
Plantão: (11) 8228.9189
www.hospitalsiriolibanes.org.br

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês é uma Instituição Filantrópica Brasileira que desenvolve ações integradas de assistência social, de saúde, de ensino e de pesquisa.


Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha novo laboratório e realiza encontro de cientistas  
Maxpress, 17/09/2008, Ultimas Notícias    

Fruto da parceria entre o IEP do Hospital Sírio-Libanês e a UNIP, a pesquisa dá um passo importante com a realização de encontro científico  Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.  Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP-Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP- UNIP.  Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:   vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras  biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.  Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista - UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados. Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço:

1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data: 19/setembro/2008
Horário: 13h às 16h
Local: IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 - São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br
Coordenação:Prof. Dr. Riad Younes - diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini - Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista - UNIP
Dra. Sônia de Andrade Chudzinski - Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL


Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha novo laboratório e realiza encontro de cientistas  
Jornow, 17/09/2008

Fruto da parceria entre o IEP do Hospital Sírio-Libanês e a UNIP, a pesquisa dá um passo importante com a realização de Encontro Científico

Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.

Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP-Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP-UNIP.

Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:
• vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras
• biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.

Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista – UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados.

Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço:
1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data: 19/setembro/2008
Horário: 13h às 16h
Local: IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br
Coordenação:Prof. Dr. Riad Younes – diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini – Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista – UNIP
Dra. Sônia de Andrade Chudzinski – Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS / WN&P COMUNICAÇÃO
Contatos: Mirtes Bogéa (mirtes.bogea@hsl.org.br)
Silvana Cordeiro (Silvana.cordeiro@hsl.org.br)
Telefone: (11) 3155-1180 / 1090


Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha novo laboratório e realiza encontro de cientistas
Quaero Imprensa, 17/09/2008

Fruto da parceria entre o IEP do Hospital Sírio-Libanês e a UNIP, a pesquisa dá um passo importante com a realização de encontro científico
Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.

Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP-Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP-UNIP.

Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:

vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras
biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.

Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista - UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados.

Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço:

1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data: 19/setembro/2008
Horário: 13h às 16h
Local: IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 - São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br

Coordenação:Prof. Dr. Riad Younes - diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini - Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista - UNIP
Dra. Sônia de Andrade Chudzinski - Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL


Hospital Sírio-Libanês e a UNIP discutem novos medicamentos naturais
Grupo Mídia, 17/09/2008


Encontro abordará a pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da amazônia e apresentará novo laboratório

Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.

Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências sobre vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras e a biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.


Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha laboratório e realiza encontro de cientistas
Rede Clipex, 17/09/08

Fruto da parceria entre o IEP do Hospital Sírio-Libanês e a UNIP, a pesquisa dá um passo importante com a realização de Encontro Científico

Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.

Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP-Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP-UNIP.

Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:
•vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras
•biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.

Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista – UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados.

Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço:
1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data:19/setembro/2008
Horário:13h às 16h
Local:IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br
Coordenação:Prof. Dr. Riad Younes – diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini – Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista – UNIP
Dra. Sônia de Andrade Chudzinski – Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS / WN&P COMUNICAÇÃO
Contatos:Mirtes Bogéa (mirtes.bogea@hsl.org.br)
Silvana Cordeiro (Silvana.cordeiro@hsl.org.br)
Telefone: (11) 3155-1180 / 1090
SP 09/2008 Plantão: (11) 8228-9189


Pesquisa de novos medicamentos a partir de plantas da Amazônia ganha laboratório e realiza encontro de cientistas
Difundir, 16/09/2008

Fruto da parceria entre o IEP do Hospital Sírio-Libanês e a UNIP, a pesquisa dá um passo importante com a realização de Encontro Científico

Após 11 meses de trabalhos em parceria, Instituto de Ensino e Pesquisa e Universidade Paulista - UNIP realizam no próximo dia 19 o 1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais, que abordará temas relacionados às substâncias extraídas de plantas e mostrará a real dimensão das pesquisas na área, no Brasil.

Aberto a médicos, farmacêuticos, biólogos, veterinários, dentistas e pesquisadores que atuem em áreas correlatas, o encontro apresentará conferências com cientistas renomados no país, entre eles o Prof. João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo e que pesquisa propriedades farmacológicas de plantas brasileiras e a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani, da UNESP-Araraquara, uma das maiores químicas de produtos naturais do Brasil. Além dessas conferências, serão apresentadas as experiências em bioprospecção que fazem parte do Projeto IEP-UNIP.

Entre os temas, o Dr. Luiz Fernando Lima Reis, Diretor de Pesquisa do IEP falará sobre o impacto da pesquisa com plantas brasileiras para este Instituto e os médicos Dráuzio Varella e Riad Younes, também Diretor Clínico do HSL, apresentarão as conferências:
• vantagens e dificuldades na bioprospecção de substâncias ativas de plantas brasileiras
• biodiversidade brasileira como fonte de novos fármacos.

Pesquisa ganha novo laboratório

No dia 19, os participantes do evento conhecerão o novo Laboratório de Purificação e Identificação de Moléculas, onde os extratos de plantas da Amazônia que apresentaram atividades medicinais serão trabalhados, em busca de moléculas que possam dar início à elaboração de drogas para o combate ao câncer, para dor e analgesia, para doenças infecto-contagiosas e cardiovasculares.

Histórico da parceria

Em 1995, os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, decidiram iniciar uma busca pelo conhecimento de extratos de plantas e árvores em uma região que contém a maior biodiversidade do mundo: a Amazônia. O objetivo da iniciativa era identificar novas moléculas que levassem ao desenvolvimento de medicamentos contra doenças como o câncer e as doenças infecto-contagiosas.

Baseados no modelo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os pesquisadores contaram com o patrocínio da Universidade Paulista – UNIP e estabeleceram laboratórios de pesquisa (em São Paulo e em Manaus) onde já foram classificadas 1 mil espécies de plantas, obtidos 2,2 mil extratos vegetais e 1.220 extratos já testados.

Até o momento, 120 extratos já testados apresentaram atividades antitumorais e/ou antibacterianas.

Serviço:
1º Mini-Simpósio em Produtos Naturais
Data: 19/setembro/2008
Horário: 13h às 16h
Local: IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo
Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br
Informações: (11) 3155.0200 ou iep@hsl.org.br
Coordenação:Prof. Dr. Riad Younes – diretor Clínico do Hospital Sírio-Libanês
Profa. Dra. Ivana Barbosa Suffredini – Chefe dos Laboratórios de Pesquisa em Produtos Naturais e Professora de Farmacognosia da Universidade Paulista – UNIP
Dra. Sônia de Andrade Chudzinski – Coordenadora do Laboratório de Purificação e identificação de Moléculas do IEP/HSL

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS / WN&P COMUNICAÇÃO
Contatos: Mirtes Bogéa (mirtes.bogea@hsl.org.br)
Silvana Cordeiro (Silvana.cordeiro@hsl.org.br)
Telefone: (11) 3155-1180 / 1090
SP 09/2008 Plantão: (11) 8228-9189

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.