Você está em: Universidade Paulista / Graduação / Cursos tecnológicos / Comunicação para Web

Produção Multimídia

Faça sua inscrição!

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem por finalidade a formação de profissionais com sólidas competências na produção de websites para Internet, Intranet e Extranet. Proporciona ao aluno uma visão abrangente do mercado e das atividades ligadas à Internet e à produção de páginas para Web.

2. Atividades Principais

  • Conhecer os processos e linguagens derivados das novas tecnologias de comunicação;
  • relacionar e aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos da comunicação social na identificação e solução de problemas de Produção Multimídia;
  • capacitar, para análise e crítica dos processos, produtos e serviços de Produção Multimídia e propor caminhos alternativos e inovadores;
  • caracterizar e diferenciar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • pesquisar, analisar e interpretar idéias, fatos, expectativas e cenários para a produção de diferentes produtos de comunicação em websites;
  • respeitar as normas e leis pertinentes ou que regulamentam as atividades da área;
  • desenvolver uma visão inter, multi e transdisciplinar, passível de ser aplicada ao campo da comunicação;
  • gerenciar a produção, manutenção e atualização de conteúdos estáticos e dinâmicos em websites, utilizando ferramentas de controle, tais como navegadores, editores de textos, editores de páginas, editores de imagem, editores de animação, editores de áudio e vídeo, focando o mercado e o usuário da Internet;
  • desenvolver e adequar linguagens de programação estruturadas específicas para websites e gerenciar o acesso de páginas a bancos de dados, por meio de programas desenvolvedores, editores de página e editores de textos;
  • criar ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para websites, para melhor exemplificar e valorizar o conteúdo e o design de páginas Web;
  • produzir, adequar e gerenciar áudio e vídeo, incluindo locuções, efeitos e trilhas sonoras, para melhor agregar a compreensão ao conteúdo visual de páginas Web;
  • elaborar a programação visual de websites com relação a logomarcas, ícones, botões, cores, textos, criando uma identidade baseada em um projeto de comunicação visual para o website;
  • reconhecer e analisar as plataformas de suporte a websites existentes no mercado com relação a Sistemas Operacionais de Servidores Web e redes que utilizam ambiente Web e protocolo de hipertexto, tais como Internet, Intranet e Extranet;
  • elaborar projetos tecnológicos de websites abordando tecnologias empregadas, sistemas de atualização, mecanismos de segurança de transações e confiabilidade e estabilidade do website;
  • utilizar recursos de integração de bases de dados com websites, criando mecanismos de atualização da base de dados em ambiente Web;
  • compreender o funcionamento da arquitetura Web e seus protocolos de comunicação e mecanismos de segurança, tais como criptografia, chaves públicas e privadas e certificação digital.

3. Mercado de Trabalho

  • Gerente de Projeto – responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdos em websites;
  • Programador Visual – responsável pelo desenvolvimento e aplicação de fontes, logotipos, botões, ícones, banners, imagens e demais elementos gráficos, bem como pela criação de modelos gráficos e adequação deles às páginas Web;
  • Arte-finalista Web – responsável pela inserção e adequação de conteúdo gráfico em páginas Web;
  • Ilustrador Web – responsável pela criação de ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para websites;
  • Arquiteto de Informação – responsável pela hierarquização das informações e estrutura do website;
  • Coordenador de Design para Internet – responsável pelo gerenciamento da produção visual de websites;
  • Desenvolvedor de Soluções Web na Área de Comunicação Visual, que atua na implantação de projetos gráficos em ambiente Web;
  • Gerente de Conteúdo – responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdo em websites;
  • Prototipador de Websites – responsável pela criação de protótipos gráficos de websites para apresentação,
    aprovação, estudo e desenvolvimento de projetos de websites;
  • Web Designer autônomo ou com vínculo empregatício em agências de comunicação, assessoria de imprensa, agência de publicidade ou empresas com websites na Internet ou Intranet, que atuará na criação gráfica e visual de websites.

4. Duração do Curso

2 anos

5. Coordenador

Rodrigo Matarazzo

Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar

Observação: O detalhamento do PPC está à disposição nas bibliotecas e no Setor de Atendimento.

© 1999-2017 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.