Notícias
Você está em: Universidade Paulista / Notícias / Grupo de alunos realizam trabalho com gestantes

Grupo de alunos realizam trabalho com gestantes

Com o objetivo de ensinar práticas educativas de saúde, os alunos do curso de Enfermagem do campus Sorocaba criaram o grupo Vivenciando a gravidez, preparando para o parto e puerpério, no qual são realizados trabalhos com gestantes, tais como técnicas corporais de relaxamento, respiração e alongamento, rodas de conversas e simulações de cuidados com o bebê.

O grupo, que surgiu em 2008, já atendeu cerca de 220 gestantes, realizando um trabalho de concientização da necessidade de resgatar valores sobre gravidez, parto e puerpério. De acordo com a enfermeira obstétrica Miriam Cavalcante e a coordenadora do curso de Enfermagem, Gabriela Zinn, as mulheres nem sempre conseguem vivenciar o período gravídico puerperal de maneira plena, o que resulta em um parto no escuro. É um período de dúvidas, angústias e incertezas em que se compartilhado com outras mulheres, tende a ser mais bem compreendido.

Durante os encontros, são debatidos temas como a nutrição da gestante, cuidados com a higiene bucal, nascimento e parto, preparo das mamas durante a gravidez e cuidados com a mama puerperal, banho do bebê, massagem Shantala, maneiras de evitar a depressão pós-parto e a importância da participação da família e comunidade.

“Não fazemos nenhuma exigência, apenas de que a mulher esteja realizando o pré-natal na rede pública ou privada. Os grupos são formados por mulheres com experiências em outra gravidez e mulheres que estão grávidas pela primeira vez. Assim, temos a troca de informações que enriquece as reuniões e traz conhecimentos também aos nossos alunos de Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Fisioterapia”, diz Gabriela Zinn.

As gestantes são convidadas a participar a partir das Unidades básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Sorocaba e municípios da região e da ONG Lua Nova. O grupo recebe também gestantes vindas da comunidade universitária e outras que conhecem o curso por meio dos informes da Agenda ELA do Jornal Cruzeiro do Sul.

A Prefeitura de Sorocaba tem sido a grande parceira neste projeto. Ela divulga e reúne as gestantes na rede básica de saúde, e a UNIP realiza o transporte das participantes, oferecendo os recursos humanos e físicos para a realização dos encontros.

“Neste curto período de desenvolvimento dos trabalhos, já tivemos muitos resultados positivos após o nascimento do bebê. Encontramos famílias felizes e os relatos das orientações que puderam usar. Assim, caminhamos na intenção de formar profissionais mais preocupados com a qualidade de vida, buscando fazer deste mundo um lugar melhor para viver. Para nós, nossos filhos e aqueles que estão por vir”, ressaltou Zinn.

 


© 1999-2014 - Universidade Paulista - Todos os direitos reservados.